Menu

Cara alegre é a cara de quem se alimenta bem

31/01/2018 às 23:22
Tempo de leitura
3 min

Já pensou se você pudesse encontrar dentro da sua própria casa um antídoto contra o baixo astral? Se possuísse um indutor de bom humor de simples e fácil acesso, que fosse um produto caseiro, mas de grande eficácia… Imaginou? Seria perfeito, não é mesmo?

Pois devo dizer que não só seria como realmente é perfeito. Essa não é uma situação hipotética; existem alimentos que podem colaborar para o nosso bom humor desde que sejam consumidos com frequência.

Antes mesmo de fazer nossas escolhas alimentares é importante termos em mente a ideia de que não devemos ter uma lista de alimentos proibidos, visto que nosso cérebro tende a inverter a negação, ou seja, quanto mais tentarmos restringir determinado alimento maior será o estímulo recebido em forma de desejo para consumir o alimento em questão. Vale ressaltar ainda que a alimentação deve ser encarada como um ato leve e natural, livre de pressões e culpas.

Além de uma rotina alimentar, é importante criarmos o hábito da prática regular de atividade física, pois os exercícios físicos auxiliam na regulação hormonal, proporcionando sensação de prazer e bem estar.

No geral, recomenda-se que o consumo alimentar seja fracionado, evitando longos períodos de jejum e sem restrições severas de carboidratos, visto que a falta desse nutriente está relacionada ao mau humor e falta de disposição para as tarefas diárias.

Nutrientes que não podem faltar nas refeições daqueles que se preocupam em ter uma mente funcionando plenamente são o Ácido fólico, ômega 3, vitaminas do complexo B e vitamina C ,pois estes estão relacionados à melhora do humor e à prevenção de quadros de depressão.

O triptofano é um dos aminoácidos ditos essenciais, presente em alimentos como camarões e peixes em geral, queijos, cogumelos, leite, fígado, bife, peito de frango,etc., esse aminoácido é transformado em serotonina que é o “hormônio da felicidade”;  para que ocorra tal conversão são necessários cofatores tais como vitaminas B6 e C ácido fólico e magnésio ,os quais podem ser encontrados em alimentos como espinafre, brócolis, peixes, frutos do mar e sementes oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas.

A nutrição é uma fiel aliada ao nosso bem estar, por meio dela podemos proporcionar condições para um perfeito funcionamento cerebral, evitando distúrbios psicológicos. Uma vida saudável tem grande importância na nossa sensação de plenitude, pois proporciona ao nosso corpo as condições necessárias para funcionar adequadamente nos permitindo gozar de saúde física e  mental.

A adoção de uma alimentação adequada nos favorece não apenas na prevenção de doenças e obtenção de um corpo sadio, mas principalmente na melhora do nosso estado emocional proporcionando uma vida mais feliz e bem humorada o que em resumo é tudo o que almejamos possuir.

Coluna Nutrição e Alimentação

Coluna articulada por Franciele Santana

Última atualização em 19/08/2022 às 11:54