O que você procura?


Como funciona a Dieta Low Carb? – Como e por que funcionam?

Rômulo Soares 27 de agosto de 2021 às 09:43
Tempo de leitura
6 min
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

Como funciona a Dieta Low Carb? Por que motivo as mesmas nos ajudam tanto no emagrecimento como nenhuma outra? Através de que mecanismos elas nos ajudam na perda de peso desejada?

Apesar de possuírem vários modelos de dieta do tipo, poucas pessoas sabem como funciona a Dieta Low Carb realmente, e é isso que queremos mostrar a você nesse conteúdo de hoje. Quer entender melhor como o seu corpo se comporta nessas situações? Então leia!

Como funciona a Dieta Low Carb?

A primeira pergunta que precisa ser respondida para entender como funciona a dieta low carb é: Por que uma dieta pobre em carboidratos deve facilitar a queima de gordura no tecido adiposo? Basicamente, por três motivos:

  1. Insulina baixa: a insulina é um hormônio anabólico que, se liberado em excesso, tende a aumentar os depósitos de gordura. Reduzir sua secreção também diminui a tendência de acumular lipídios na gordura;
  2. Aumento do consumo metabólico de gorduras: quando a ingestão de carboidratos na dieta é drasticamente reduzida ocorre, nas primeiras 24-48 horas, aumento da oxidação de triglicerídeos e glicogênio (polímero de reserva de glicose depositado no fígado e músculos);
  3. Redução do apetite: devido ao efeito anorexígeno dos corpos cetônicos (“resíduos” intermediários da oxidação dos ácidos graxos na ausência de glicose), que facilita a redução da ingestão alimentar. Mais tarde explicaremos melhor o que é.

Como funciona a Dieta Low Carb: efeito metabólico

Na ausência de carboidratos na dieta, o corpo usa seus próprios estoques de glicogênio.

Os estoques de glicogênio são, em geral, modestos. Na verdade, cerca de 100 gramas de glicogênio estão contidos no fígado, enquanto outros 300-500 gramas são encontrados nos músculos, dependendo da massa total.

LEIA TAMBÉM:  Exame de próstata ainda é tabu entre os homens

Nesse ponto, outra pergunta deve surgir espontaneamente: por que o corpo mantém estoques de carboidratos?

Porque, embora os carboidratos da dieta não sejam considerados estritamente essenciais, a glicose ainda é essencial para a sobrevivência. Alguns tecidos funcionam quase exclusivamente ou predominantemente com a glicose (por exemplo, os glóbulos vermelhos).

No site oficial do Detox Caps você pode encontrar bons produtos que vão te auxiliar na perda de tecidos que podem e devem ser retirados de seu organismo, como toxinas que apenas aumentam seu peso.

Por esse motivo, a falta de carboidratos na dieta em longo prazo não é realmente sustentável. No campo nutricional só são essenciais às moléculas que o corpo não consegue sintetizar de forma autônoma e, portanto, devemos necessariamente introduzir na dieta.

Precisamente no que diz respeito à importância da glicose, portanto da glicemia (glicose no sangue), o corpo humano desenvolveu recursos adicionais que aumentam as chances de sobrevivência na ausência de carboidratos na dieta, e é com essa base que podemos entender como funciona a dieta low carb. Os principais recursos são:

  • Gliconeogênese: ocorre no fígado e consiste na produção de glicose a partir de: aminoácidos glicogênicos (de proteínas alimentares), glicerol (de alimentos e glicerídeos adiposos) e ácido lático e pirúvico;
  • Reutilização de corpos cetônicos para fins energéticos: ocorre nos músculos, no coração, no cérebro e muito mais. Em altas concentrações, o cérebro pode ficar parcialmente intoxicado;
  • Nos músculos, uso de energia direta de aminoácidos ramificados.

Dietas com baixo teor de carboidratos funcionam: por quê?

Bom, já compreendemos de forma técnica como funciona a dieta low carb, mas e por que elas realmente funcionam para o emagrecimento? Por que causam uma rápida perda de peso? Leia e entenda.

LEIA TAMBÉM:  6 cuidados com a saúde para manter pós-pandemia

1. A ingestão diária de energia diminui devido a:

·         Uma escolha limitada de alimentos (uma vez que todos os alimentos ricos em carboidratos, como cereais, assados e a maioria das frutas devem ser excluídos);

·         Síntese massiva de corpos cetônicos, que tem um efeito inibidor de apetite. A alta ingestão de proteínas também ajuda a afastar o estímulo da fome, com maior efeito do que os lipídios e carboidratos.

2. O peso corporal diminui devido ao esgotamento de água e glicogênio:

Nos primeiros 7 ou 14 dias após o início das dietas low carb, ocorre uma exaustão progressiva das reservas de glicogênio hepático e muscular. Esses depósitos somam cerca de 350-500 gramas.

Como cada grama de glicogênio se liga a cerca de três gramas de água, o esgotamento dessas reservas diminui o peso corporal em meio quilo ou dois. É, portanto, uma perda de peso fictícia porque não é acompanhada por uma perda real de massa adiposa.

3. O peso corporal também pode diminuir devido ao  catabolismo muscular:

De uma forma mais sensível do que as dietas com baixo teor de gordura e calorias, mesmo as dietas com poucos carboidratos são inevitavelmente acompanhadas por uma redução na massa muscular, que é afetada para obter energia e glicose de alguns dos aminoácidos que a compõem.

Deve-se dizer, no entanto, que a ingestão de alta proteína que caracteriza as dietas low carb economiza muito mais tecido muscular do que as dietas com baixo teor de gordura e alto teor de carboidratos.

LEIA TAMBÉM:  Aneurisma mata ex-BBB. Você sabe o que é esta doença?

Por esse motivo, alguns autores levantam a hipótese de que, graças também ao poder saciante e ao efeito termogênico, entre as dietas low carb, aquelas mais ricas em proteínas devem ser preferidas, mesmo que se tenha que lidar com um aumento de práticas como urinar constantemente.

4. Diminui o peso corporal devido a uma queda nas reservas de gordura:

As modificações metabólicas induzidas por dietas com baixo teor de gordura, associadas à menor ingestão calórica, favorecem a oxidação das reservas lipídicas e a consequente diminuição do peso corporal.

Na literatura ainda não existem dados suficientes para atribuir, com a mesma ingestão calórica, um maior efeito emagrecedor às dietas hipercalóricas do que às tradicionais dietas hipocalóricas.

Assim como também acontece com o Detox Caps que citamos anteriormente. E o melhor de tudo isso é que não existem efeitos colaterais do Detox Caps. Vale a pena conhecer esse milagroso emagrecedor

Somente a Dieta Low Carb não irá fazer você perder peso

Bem, na verdade as dietas low carb vão realmente te fazer perder peso, porém não em grandes quantidades com acontece com que une a dieta a atividades físicas regulares. Praticar exercício físico regular – até mesmo caminhadas – irá fazer você perder peso de forma bem mais rápida.

Faça uma caminhada com seu cachorro no final da tarde 3 vezes por semana e veja como os resultados serão alcançados de forma bem mais rápida. É interessante investir em um treinamento para cães, nesses casos, pois assim você garante a sua segurança e a das pessoas que estarão em seu caminho. Até a próxima!

Última atualização em 27 de agosto de 2021 às 10:05