Menu

Tudo está guardado na mente

17/01/2018 às 22:37
Tempo de leitura
3 min

Reflexão bastante promissora sobre a importância da saúde mental pode surgir por meio da análise do que diz o cantor Criolo na canção intitulada: Ainda há tempo:

“Por que as pessoas sadias adoecem? Bem alimentadas, ou não, por que perecem? Tudo está guardado na mente.”

Com essa citação podemos perceber que saúde é muito mais do que alimentar-se bem; ela envolve muitos outros aspectos, como sentir-se satisfeito consigo mesmo e com o ambiente em que se está inserido.

A saúde emocional quando está debilitada pode acarretar em sintomas físicos, os quais podem resultar em doenças, e isso independe do quanto a pessoa se alimenta bem e pratica atividade física.

É necessário buscar ter um estilo de vida mais saudável, evitando o sedentarismo e seguindo uma rotina alimentar equilibrada, porém não se pode esquecer de cuidar dos sentimentos e emoções, pois estes interferem diretamente nas reações do nosso organismo.

A ansiedade, por exemplo, é um bom modelo para exemplificarmos a interação da saúde mental com a nutrição; pois, frequentemente ouvimos pessoas dizendo que não conseguem emagrecer porque são ansiosas e assim consomem calorias em excesso sem perceberem, em contraponto outras dizem que exatamente por serem ansiosas apresentam perda de peso involuntária devido ao fato de não conseguirem se alimentar regularmente. O que queremos mostrar com isso é que a saúde emocional tem papel importante no comportamento alimentar, cada individuo reage à sua maneira quanto aos seus sentimentos, e o nosso corpo também responde de maneiras que variam de pessoa para pessoa, mas geralmente as emoções são canalizadas através do alimento.

Para o bem de nossa saúde mental é importante que nos cuidemos em todos os aspectos. É importante mantermos em equilíbrio o corpo e a mente, buscando hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada e o combate ao sedentarismo, mas aliado a tudo isso precisamos estabelecer uma relação de harmonia entre nossos próprios pensamentos, emoções e desejos a fim de enviar para o nosso organismo a mensagem de que está tudo em plenas condições de funcionamento para que  assim possamos interagir harmoniosamente com nosso corpo, com o alimento e a sociedade.

Leia Também:

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 11:56