Menu

Semana Nacional de Trânsito: confira as ações que serão realizadas em Minas Gerais

17/09/2019 às 11:12
Tempo de leitura
3 min

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito (SNT), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. O objetivo da SNT é conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Neste ano, o aniversário de 30 anos do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER) coincide com a Semana Nacional de Trânsito e, para comemorar, o órgão programou uma série de ações para conscientização.

Em 2019, o tema da Semana Nacional de Trânsito definido pelo Contran será “No Trânsito, o sentido é a vida”. Esse foi justamente o tema do primeiro seminário apresentado pelo DEER no dia 12 de setembro. Além disso, para comemorar a data com maior engajamento, o órgão preparou uma série de atividades para todo o mês.

Nos dias 18 e 19 acontecerão outros seminários, abordando de uma maneira mais abrangente o tema, com foco em todas as violências praticadas no trânsito que podem ser prevenidas. Além disso, o seminário vai abordar também as inovações no trânsito capazes de trazer mais conforto e segurança. Esses eventos acontecerão no auditório do DEER, no centro de Belo Horizonte.

Além desses acontecimentos, rolará ainda a 3ª  Feira de Ciências, Tecnologia, Cultura e Educação em Segurança no Trânsito de Minas Gerais (FECITRAN), que acontecerá no dia 18, no bairro Nova Suíça, em Belo Horizonte. Fora os eventos promovidos pelo DEER, terá em todo o Estado a campanha “Semáforo Legal: no Trânsito o Sentido é a Vida”.

O que você pode fazer para melhorar o trânsito?

Sabe-se que a qualidade do trânsito de uma cidade ou país depende diretamente da conduta dos motoristas, ciclistas e pedestres envolvidos. Ou seja, para que ele se torne cada vez mais seguro, é preciso que todo mundo se conscientize mais sobre o assunto.

O primeiro passo para isso é estar mais atento ao seu redor e às leis, que devem ser respeitadas não apenas por condutores de veículos automotores, mas também por pedestres e ciclistas que circulam pelas cidades. Do mesmo jeito que é comum ver motoristas parando o carro em fila dupla ou em vagas reservadas, também é comum encontrar ciclistas andando na contramão, pedestres atravessando fora da faixa e muito mais. Por isso, é importante que para que o trânsito se torne mais seguro cada um de nós comece a cuidar de nossas atitudes, além de estar mais atento ao próximo também.

Tudo isso pode começar a tornar o dia a dia no trânsito de muitas pessoas mais seguro e tranquilo, afinal, ter um seguro auto pode te ajudar na hora de consertar o automóvel, mas não pode salvar vidas.

COMENTÁRIOS