Menu

O possível retorno de Marcelo Moreno será positivo ao Cruzeiro? Uma pergunta mais difícil de ser respondida do que parece ser

10/02/2020 às 18:39
Tempo de leitura
3 min

O retorno de Marcelo Moreno ao Cruzeiro está próximo de acontecer. Em busca de deixar a China por conta do corona vírus, o atacante busca rescisão contratual com sua equipe, o Shijiazhuang Ever Bright, e negocia com o clube estrelado para sua terceira passagem na Toca da Raposa. Contudo, se o acordo de fato ocorrer, a chegada do boliviano será boa para o time celeste no conjunto da obra?

Por incrível que pareça, se forem levados em conta todos os aspectos envolvidos, a pergunta é mais complicada de se responder do que aparenta.

Em campo

Durante suas duas passagens pelo Cruzeiro, Moreno comprovou sua qualidade e identificação com a camisa celeste. Em 93 jogos, o “Flecheiro Azul” marcou 45 gols, se tornando o segundo maior artilheiro estrangeiro do clube.

No atual estado do clube, na Série B e carente no ataque, a contratação seria de grande valia, mas outros pontos precisam ser analisados.

O possível retorno de Marcelo Moreno será positivo ao Cruzeiro? Uma pergunta mais difícil do que parece

Cinco anos de China

Desde que deixou o Cruzeiro, no fim de 2014, Moreno atua na China. Desta forma, o fraco nível tático, técnico e físico do futebol chinês pode ser um obstáculo importante para o bom rendimento do atleta. Exemplos como Ramires, que teve extremas dificuldades no Palmeiras quando chegou vindo do futebol asiático, e Diego Tardelli, que não foi bem no Grêmio, após anos no país oriental, comprovam que há muita dificuldade em casos de readaptações.

O possível retorno de Marcelo Moreno será positivo ao Cruzeiro? Uma pergunta mais difícil do que parece

Moreno com a camisa do Shijiazhuang Ever Bright – Créditos da foto: Divulgação/Marcelo Moreno

Aspectos financeiros

Na China, Marcelo Moreno recebe cerca de R$ 1,7 de milhões mensais, algo que está, literalmente, do outro lado do mundo tratando-se da atual realidade cruzeirense. Todavia, segundo informações que rondam os bastidores celestes, o jogador já está acertado com o Cruzeiro. A princípio, o boliviano chegaria com um contrato de três anos, recebendo, na primeira temporada, cerca de R$ 200 mil e, posteriormente, teria o valor evoluído. Além disso, o empresário Pedro Lourenço deve ajudar nos vencimentos do atleta.

Com 32 anos, se cumprir os três anos de contrato, Marcelo Moreno terminará sua passagem no Cruzeiro com mais de 35 anos. É viável? Na última temporada, a Raposa teve exemplos traumáticos com jogadores veteranos e de altos salários. É preciso aprender com os erros do passado.

Com o passe vinculado ao Shijiazhuang Ever Bright, o atacante ainda tem dois anos de compromisso com a equipe chinesa, mas busca rescisão amigável.

Passo importante

O Cruzeiro precisa pensar bem antes de efetuar a contratação, pois é uma ação decisiva considerando o atual momento do clube.

Veja também: Em jogo truncado, Cruzeiro e América empatam no Mineirão

COMENTÁRIOS