Menu

Colégio Sesc abre inscrições para Processo Seletivo 2021 em Contagem, Montes Claros, Governador Valadares e Araxá

05/10/2020 às 20:19
Tempo de leitura
4 min
Colegio Sesc - Foto: Adriano Hamaguchi
Colegio Sesc - Foto: Adriano Hamaguchi

A partir de hoje (5/10), o Sesc em Minas está com inscrições abertas para o edital dos Colégios Sesc – Processo Seletivo 2021. As quatro unidades são: Contagem e Montes Claros, com Educação Infantil; Governador Valadares, com Ensino Fundamental (anos iniciais), e Araxá, que, a partir do próximo ano, além do Ensino Fundamental, incluiu uma novidade em seu escopo, a Educação Infantil. As inscrições podem ser feitas até 30 de outubro para não pagantes e 18 de dezembro, para alunos pagantes. Das mais de 380 vagas, 70% são gratuitas.

Nesse momento que vivenciamos, o Sesc entende seu papel social e segue cuidado de pessoas, e com a educação não é diferente. Todas as medidas de segurança cumpridas rigorosamente pelo Sesc em razão da pandemia estarão presentes no retorno às aulas, assim como nas atividades que estão sendo retomadas, seguindo os decretos municipais e determinações dos órgãos competentes.  

Além de professores qualificados, os Colégios Sesc contam também com profissionais de Psicologia e Serviço Social, que compõem o Núcleo de Apoio Psicossocial (Naps), iniciativa pela qual é feito o acompanhamento do aluno considerando-o em seus múltiplos aspectos: sociais, familiares e culturais e têm sido essencial para o apoio às famílias nessa pandemia.

A saúde nutricional das crianças também é algo de extrema importância. Por isso, o Sesc oferece lanche para os pequenos, com cardápio elaborado e acompanhado por nutricionista.

Nos Colégios Sesc, a integralidade da educação encontra a saúde, as ações de lazer e esporte, e ainda o incentivo às manifestações artísticas em todo o tempo.

Todas as informações sobre cada uma das unidades estão em sescmg.com.br/colegiosesc .

PROPOSTA DE ATUAÇÃO

Os Colégios Sesc são voltados para o acompanhamento individualizado, com turmas reduzidas, favorecendo assim o contato mais próximo do professor e facilitando o processo de aprendizagem. A proposta pedagógica tem foco na formação integral do aluno, buscando desenvolver competências que o possibilite exercer a cidadania e a responsabilidade social.  A estrutura física dos Colégios é diferenciada, possibilitando integração com os demais espaços existentes em nossas unidades, como quadras, piscinas e áreas verdes. Além do lanche, os alunos recebem material didático, uniforme e mochila. No Ensino Fundamental o currículo contempla aulas de música, inglês e tecnologia/ robótica.

No Colégio Sesc Araxá, as salas possuem cantinhos de pesquisa com computadores e tablets com acesso à internet, possibilitando o desenvolvimento de aulas com experiências tecnológicas para os alunos. Como todos os itens estão inclusos na mensalidade, não há cobrança de taxa extra para as atividades no Colégio Sesc.

APOIO ÀS FAMÍLIAS DOS ESTUDANTES

O Sesc não entrega um projeto, ele participa e atua sempre focando em sua missão social. Ao longo deste ano, várias ações na área de educação demonstraram que além de prezar por um ensino de qualidade, a instituição está lado a lado dos alunos e seus familiares para vencerem, juntos, essa difícil fase que vivemos.  Por meio do Plantão Social, o Núcleo de Apoio Psicossocial (Naps) realizou atendimento sociais telefônicos para centenas de famílias de estudantes dos Colégios, PHE, Cria Sesc e Sesc Alfabetização e ainda identificou as famílias em vulnerabilidade social, que foram assistidas com o Kit Sesc. E não parou por aí. Os alunos dos Colégios tiveram todo suporte e dedicação das equipes Sesc para o bom andamento as aulas on-line, realização de atividades, além de empréstimo de computadores para aqueles que não possuíam infraestrutura para as atividades virtuais.

Fonte: SESC, por Clarice Mendes

COMENTÁRIOS
Última atualização em 05/10/2020 às 20:22