Menu

Mutirão de Castração na Bauxita acontece entre os dias 23 e 24 de Abril

18/04/2024 às 12:13
Tempo de leitura
2 min
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik

Na última quarta-feira (17), a Prefeitura de Ouro Preto anunciou que nas próximas terça e quarta-feira (23 e 24 de abril) acontece o Mutirão de Castração de Cães e Gatos na Bauxita, promovida pela Unidade de Vigilância em Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia também: Ouro Preto é destaque em publicação científica de Revista Russa

Como agendar a castração do meu pet?

O evento acontece na Praça da Bauxita e para realizar a castração do seu cão ou gato, basta ligar para o número (31) 98431 – 5603, ou comparecer ao setor de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde na rua Mecânico José Português, número 240.

A inscrição também pode ser feita de forma online. Basta acessar o link, selecionar a opção Castração e preencher os dados. Dessa forma, a Vigilância em Zoonoses entrará em contato com o tutor do animal para informar sobre os procedimentos e agendamentos.

A castração é realizada somente com cadastro prévio. Portanto, fique atento às informações.

Flyer de divulgação do mutirão de castração em Ouro Preto. Arte: Prefeitura de Ouro Preto / Reprodução

Importância da castração para o seu pet

De acordo com levantamento realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a castração ajuda a previnir doenças como o câncer e outros problemas de saúde que podem ser fatais para a saúde do seu pet, atingindo cerca de 50% os cachorros e 90% dos gatos. Castrar o seu animal de estimação é fundamental antes do seu primeiro cio para auxiliar na prevenção dessas doenças.

De acordo com o veterinário Paulo Braim, castrar é o ideal, já que evita os casos de ninhadas indesejadas, fugas, brigas e demais problemas de saúde. A castração é uma questão de saúde pública e por isso é fundamental conscientizar a população sobre a importância dessa medida, realizando o controle populacional de cães e gatos e previnindo doenças.