Menu

Circuito Experimente Mariana inicia programação nesta segunda–feira, 11 de dezembro, no Natal de Luz – Mariana 2023

11/12/2023 às 16:33
Tempo de leitura
8 min
Foto: divulgação/prefeitura de Mariana
Foto: divulgação/prefeitura de Mariana

A programação do Natal de Luz Mariana 2023 – A Alegria Ilumina a Cidade, teve início na última sexta-feira (8), com muita diversão, cultura e tradição. Além do show de luzes e das diversas atrações teatrais e musicais, a Prefeitura de Mariana propõe uma jornada muito especial no “Circuito Experimente Mariana”.

São 15 experiências através de oficinas, cozinhas, ateliês e espaços de trabalho de mestres e mestras da cultura marianense, em que o participante poderá sentir e vivenciar o fazer de atividades que movimentam a cidade, como confecção de panela de pedra sabão e produção do cuscuz, prato típico do distrito Padre Viegas. O circuito  acontece na sede e nos distritos, entre 11 e 23 de dezembro.

Inscrições

São disponibilizadas 15 vagas para cada atividade. As inscrições são gratuitas e os interessados devem realizar um cadastro no site www.nataldeluzmariana.com.br. A seleção é feita por ordem de inscrição, uma lista de espera será organizada para caso de desistência do participante. O transporte é ofertado pela Prefeitura de Mariana.

O Natal de Luz Mariana 2023 – A Alegria Ilumina a cidade é realizado pela Prefeitura de Mariana, com o apoio da Cedro Mineração. Acompanhe os canais oficiais da Prefeitura de Mariana para conferir essas e outras atrações.

Conheça as experiências e inscreva-se

11/12 – 9h às 11h – Nosso cuscuz é assim!  Cozinha da Dona Cremilda – Padre Viegas.

Dona Cremilda, uma mestra dos sabores, abre sua cozinha com todo amor e carinho para ensinar aos visitantes o modo de fazer o tradicional Cuscuz de Padre Viegas.

Saída: 08h, no Terminal Turístico de Mariana

Previsão de retorno: Chegada às 12h no Terminal Turístico

12/12 – 9h às 11h – Experiência “Doce Mariana” Cozinha Dona Maria Felipe

Dona Maria Felipe, abre seu mágico livro de receitas de doces e quitandas para apresentar uma experiência para lá de saborosa, e claro, haverá degustação.

Saída: 08h, no Terminal Turístico de Mariana

Previsão de retorno: Chegada às 12h

13/12 – 9h às 11h – Experiência Tramas do Sisal em Cachoeira do Brumado – Ateliê Geisiane Borges

Em Cachoeira do Brumado iremos visitar o ateliê da artesã Geisiane que mostrará as técnicas dos tapetes de sisal, que são feitos com tramas em estilo rústico.

Saída: 08h, no Terminal Turístico de Mariana

Previsão de retorno: Chegada às 12h

14/12 – 10h às 13h – Experiência Cultivo em Paracatu de Baixo – Horta do Senhor Waldir Pollack

Produção orgânica em um processo que respeita a natureza, iniciou no ano de 2000, atendendo estudantes de várias regiões. Como, UFRJ, UFOP, UFMG, professores da escola família agrícola do estado Espírito Santo, Escola Família Agrícola Paulo Freire de Acaiaca e várias escolas da cidade de Mariana.

Saída: 09h, no Terminal Turístico de Mariana

Previsão de Retorno: Chegada às 14h

15/12 – 9h às 11h – Experiência Saberes do Território em Furquim – PRODUTOS Orgânicos

O Coletivo Saberes do Território é composto por diversos agricultores que compõem o coletivo e desenvolvem um trabalho junto ao projeto Circula Agricultura, vendendo frutas, verduras e outros tipos de produtos orgânicos. Nesta experiência, iremos visitar a horta e conhecer a produção do coletivo.

Saída: 08h, no Terminal Turístico de Mariana

Previsão de Retorno: Chegada às 12h

16/12 – 9h às 12h – Experiência: A arte da Cerâmica em Passagem de Mariana – Ateliê Regina

A artista plástica Regina Cunha abre seu Ateliê em Passagem de Mariana e convida o público a conhecer e vivenciar a milenar arte da produção de cerâmicas. Uma arte que só se desenvolveu com o tempo sem perder a conexão com história e ancestralidade. Uma experiência imperdível.

Saída: 08h, no Terminal Turístico de Mariana

Previsão de Retorno: Chegada às 12h30

16/12 – 14h às 17h – Experiência “Das Panelas a arte” em Cachoeira do Brumado – Ateliê do Preto com visita ao Memorial do Tropeiro

O modo de fazer a Panela de Pedra Sabão de Cachoeira do Brumado foi registrado pela Prefeitura Municipal de Mariana – MG por sua importância cultural para a cidade. “Preto” um mestre nesta arte abre sua oficina e mostra os segredos da produção de Panelas. Após a experiência, os participantes também  irão visitar o Memorial do Tropeiro.

Saída: 14h, no Terminal Turístico de Mariana

Previsão de Retorno: Chegada às 18h

17/12 – 09h às 12h – Experiência “Da cana a Rapadura” em Águas Claras – Cozinha do Senhor Zé Dely

O que é:  um processo totalmente artesanal     passa pela busca da cana em carro de boi, a limpa da cana e sua moagem para extrair a garapa (o caldo), do cozimento da garapa em um grande tacho de cobre, até que tire toda a água. Um processo que passa por observação para não perder o ponto certo da transformação da garapa e rapadura, que pode levar até 4 horas sob alta temperatura.  

Saída: 08h, no Terminal Turístico de Mariana

Previsão de Retorno: Chegada às 13h

17/12 – 14h às 16h – Experiência “À Ferro e Fogo: Processos construtivos de Forjaria” Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana – Mestre Silvio Palmieri

A forjaria é uma arte de ofício que modela objetos de metais, através do seu aquecimento, malhação e outros tratamentos, utilizando o fole, da forja, a bigorna, o martelo e outros instrumentos, em processos tradicionais/artesanais. Nesta experiência, o Mestre Silvio Palmieri vai conduzir os participantes em uma viagem para conhecermos esta nobre arte.

Saída: 13h, no Terminal Turístico de Mariana

Previsão de Retorno: Chegada às 17h

Dia 18/12 – 10h às 13h – Culinária de Quintal em Passagem de Mariana – Quintal da Núria

Vamos visitar o “Quintal da Núria” no Distrito Criativo Passagem, lugar de sabores, histórias e afetos, aprender e experimentar a receita de uma deliciosa feijoada típica representante da culinária de quintal de Passagem de Mariana.

Saída: 09h, no Terminal Turístico de Mariana

Previsão de Retorno: Chegada às 13h30

Dia 18/12 – 15h às 17h – Experiência: A milenar arte da Cantaria – Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana – Mestre Rinaldo Urzedo

O ofício e arte da Cantaria, que tem como material de trabalho as rochas e os minerais, transforma esta matéria bruta em peças artísticas genuínas, de grande utilidade para o ser humano. Na escola de Ofícios de Mariana, o Mestre Reinaldo irá mostrar os processos da cantaria, uma das mais antigas atividades práticas do ser humano.

Saída: 14H, no Terminal Turístico de Mariana

Previsão de Retorno: Chegada às 18h

Dia 19/12 – 10h às 13h – Experiência De “Pancs a pratos incríveis” em Padre Viegas – na cozinha da Dona Carminha

Em Padre Viegas, Dona Carminha utiliza as famosas Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) em diversas receitas. Ora Pro Nobis e Umbigo de Banana são dois exemplos de pancs que compõem receitas maravilhosas. Cozinha com um dedinho de prosa seguida de uma degustação maravilhosa.

Saída: 08h, no Terminal Turístico de Mariana

Previsão de Retorno: Chegada as 14h

Dia 21/12 – 14h às 17h – Experiência “Pão de Queijo com Afeto” em Passagem de Mariana – Cozinha Wilma Miranda

Lá em Passagem de Mariana tem uma cozinha criativa que encanta com os cheiros e sabores, e vai ser no Saboreie Gastronomia que iremos aprender uma receita de Pão de queijo acompanhado com muito afeto e prosa.

Saída:13h, no Terminal Turístico de Mariana

Previsão de Retorno: Chegada às 17h30

Dia 22/12 – 09h às 11h – Experiência: “Artesanato com fibra de Bananeira” em Claudio Manoel – Ateliê Magda Miranda

A artista Magda Miranda abre as portas de seu Ateliê para apresentar Já tem uma longa estrada percorrida quando se fala de artes, tendo participado de várias exposições no segmento das artes plásticas “pintura sobre tela” a sua paixão por trabalhos manuais vem desde criança, vendo seu pai entalhar paisagens em cuité e cabaças. O trabalho com fibra de bananeira começou na pandemia. Recentemente participou de uma exposição na casa de Gonzaga em Ouro Preto, na semana do Aleijadinho, onde teve a oportunidade de mostrar suas lindas peças de fibra de bananeira. Hoje Magda Miranda com 66 anos tem seu trabalho reconhecido por todo o Brasil e exterior. Como, RJ, SP e Estados Unidos.

Saída: 08h, no Terminal Turístico de Mariana

Previsão de Retorno: Chegada às 12h

Dia 22/12 – 11h às 14h – Experiência Galinhada com Pirão – Claudio Manoel – Cozinha da Dona Tania

Saída: 10h, no Terminal Turístico de Mariana

Previsão de Retorno:  Chegada às 15h