Menu

Sistema ofensivo do Atlético decepciona mais uma vez

26/05/2019 às 17:59
Tempo de leitura
3 min

Na noite de ontem (25), o Atlético enfrentou o Grêmio em Porto Alegre. A partida valia a liderança no Campeonato Brasileiro. Mas mais uma vez o sistema ofensivo Alvinegro não funcionou e o Atlético perdeu a partida por 1 a 0.
A atuação deste fim de semana destacou o mesmo problema da partida contra o Unión La Calera pela Sul-Americana: o Galo está jogando para se defender. Sem criatividade, o ataque atleticano pouco consegue criar durante as partidas. A equipe está jogando recuada, esperando um erro do adversário para sair no contra-ataque. Porém, com os últimos resultados fica claro que a tática não está funcionando.

O jogo

O Atlético foi completamente dominado pelo Grêmio no primeiro tempo. Em um determinado momento, a equipe gaúcha chegou a mater 80% da posse de bola e obrigou o sistema defensivo do Atlético a trabalhar. A única chance clara de gol do Alvinegro no primeiro tempo foi aos 23 minutos. Mas a bola de Luan parou no goleiro Paulo Victor que fez grande defesa.
Não bastasse a atuação fraca que o time demonstrou na noite de ontem, o Galo cometeu erros que poderiam ter piorado a situação. Como a mão na bola de Zé Welison, aos 45 minutos. Com a ajuda do VAR, o árbitro marcou pênalti. Mas o atacante André não fez valer a lei do ex e chutou para fora, desperdiçando a cobrança.

Segundo tempo e sistema ofensivo um pouco melhor

O Atlético tentou segurar a pressão gremista, mas no segundo tempo não teve jeito. Nos primeiros minutos, o centroavante Felipe Vizeu soltou uma bomba e deixou Victor sem chances de defesa.
Mesmo atrás no placar, o Atlético continuou sem sair muito pro jogo. O sistema ofensivo só melhorou de desempenho depois que o técnico Rodrigo Santana tirou Cazares de campo. O meia teve uma atuação apagada, ficou distante da bola praticamente em toda a partida.
Para a posição, Rodrigo optou pela entrada de Geuvânio, que deu um pouco mais de força ofensiva para a equipe. Dos pés dele saiu a melhor jogada da segunda etapa atleticana. Ele chutou de fora da área no canto do goleiro Paulo Victor, que defendeu. Mas ele não conseguiu evitar a derrota alvinegra: 1 a 0 para o Grêmio.

Ficha técnica – GRÊMIO 1 X 0 ATLÉTICO

Motivo: Sexta rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data e horário: sábado, 25 de maio, às 19h (Brasília)
Grêmio: Paulo Victor, Léo Gomes, Geromel, Rodriguez e Capixaba, Maicon, Michel, Jean Pyerre (Thaciano) e Alisson (Diego Tardelli), Everton e André (Felipe Vizeu). Técnico: Renato Gaúcho
Atlético: Victor; Patric, Leonardo Silva, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison (Nathan) e Jair; Luan (Bruno), Cazares (Geuvânio) e Chará; Ricardo Oliveira. Técnico: Rodrigo Santana
Cartões amarelos: Maicon (Grêmio) e Zé Welison, Geuvânio, Patric e Luan (Atlético)
Gol: Vizeu (Grêmio)
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Carlos Berkenbrock (SC)
Árbitro de vídeo: Heber Roberto Lopes (SC)