Menu

Sobe para 7 o número de mortos em Brumadinho; 150 pessoas ainda estão desaparecidas

25/01/2019 às 21:14
Tempo de leitura
3 min
Sobe para 7 o número de mortos em Brumadinho; 150 pessoas ainda estão desaparecidas

Barragem se rompe em Brumadinho, na grande Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu nesta sexta (25), em Brumadinho, Região Metropolitana de BH. Um mar de lama destruiu casas da região. Rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. 

Em nota, A Vale informou que o rompimento ocorreu no início da tarde de hoje, na Mina Córrego do Feijão. Até agora, o Corpo de Bombeiros contabilizou 7 mortes e cerca de 150 desaparecidos. Além disso, 9 pessoas foram resgatadas com vida da lama, e outras 100 que estavam ilhadas também foram resgatadas.

Como já publicado pelo Mais Minas anteriormente, o alto número de possíveis vítimas se dá pelo fato de a área de operação da Mina do Feijão ficar abaixo da barragem, no caminho que a onda de lama passou. Segundo informações da Vale, os prédios da medicina, RH, restaurante, apoio, armazém e oficina de equipamentos foram atingidos. Todos estavam em horário de operação durante o rompimento.

Mais cedo, o Governo de Minas soltou uma nota informando que uma força-tarefa do Estado já está no local do rompimento da barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para acompanhar e tomar as primeiras medidas e que Governo Estadual já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações.

Já o presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmou que irá até Brumadinho neste sábado (26) e que sobrevoará a área atingida pela lama.

“Amanhã pela manhã, juntamente ao ministro da Defesa, partiremos para Belo Horizonte. De lá, cerrará à nossa delegação o senhor governador do estado de Minas onde sobrevoaremos a região, para que possamos então, mais uma vez reavaliando os danos, tomar todas as medidas cabíveis para minorar o sofrimento de familiares de possíveis vítimas, bem como a questão ambiental”, disse o presidente em seu pronunciamento.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, fala sobre o rompimento da barragem de rejeitos de mineração de Brumadinho, em Minas Gerais

O presidente da República, Jair Bolsonaro, fala sobre o rompimento da barragem de rejeitos de mineração de Brumadinho, em Minas Gerais – Valter Campanato/Agência Brasil

Por volta das 19 horas, a Vale divulgou uma nova nota informando que criou um Comitê de Ajuda Humanitária, com equipe formada por assistentes sociais e psicólogos, para prestar assistência aos atingidos pelo rompimento da barragem em Brumadinho (MG). A mineradora ainda informou que está providenciando hospedagem aos atingidos e familiares e que o ponto de atendimento é na Estação Conhecimento de Brumadinho. Nesse local, dezenas de funcionários da empresa atuarão como voluntários na prestação de serviço de acolhimento e identificação.

Mais informações a qualquer momento. 

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 09:19