Menu

Solidariedade: hoje é o Dia Nacional do Doador de Sangue

25/11/2018 às 12:06
Tempo de leitura
2 min

No Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado neste domingo, dia 25 de novembro, o Ministério da Saúde irá reforçar a campanha de incentivo à doação de sangue. A intenção é aumentar o número de doadores no país. Atualmente, 1,6% da população brasileira doa sangue, número superior aos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. A campanha foi batizada de: “Doe sangue regularmente, tem sempre alguém precisando de você”, e o público alvo é aquele não doador, com o objetivo de trazer mais pessoas à causa.

Requisitos para doação

A doação é permitida entre pessoas de 16 a 69 anos. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O doador deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia da coleta, o porte documento de identidade com foto é indispensável.

Quem já doou, deve observar o prazo entre doações de sangue. Homens: 60 dias e até 4 vezes por ano; Mulheres: 90 dias e até 3 vezes por ano.

Para mais detalhes sobre os requisitos para a doação de sangue, acesse: https://goo.gl/LRWvcm

Para mais detalhes sobre os impedimentos para a doação de sangue, acesse: https://goo.gl/a9UiLH

Para mais detalhes sobre doação de sangue e a lista de locais para doação em Minas Gerais, acesse o link a seguir e vá até o final da página: https://goo.gl/LjUm2A

Com informações do Portal do Ministério da Saúde!

Última atualização em 19/08/2022 às 10:00