Menu

Prefeitura de Mariana disponibiliza abrigo provisório para pessoas em situação de rua 

Devido às baixas temperaturas na cidade, o abrigo é uma forma de prevenção contra o frio para quem precisa
06/07/2023 às 12:17
Tempo de leitura
3 min
Imagem ilustrativa via Canva
Imagem ilustrativa via Canva

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, disponibiliza o abrigo provisório de inverno para as pessoas em situação de rua. Devido às baixas temperaturas na cidade, o abrigo é uma forma de prevenção contra o frio para quem precisa. O espaço foi completamente equipado para amenizar as baixas temperaturas, e conta com camas, colchões, cobertores e banheiros com chuveiros quentes. Ele está operando com capacidade para 18 vagas, sendo três femininas e 15 masculinas. 

O local funciona como pernoite, fica disponível para entrada de 19h às 21h, e saída até às 07h do dia seguinte. As pessoas que desejarem fazer o uso do abrigo para passar a noite devem ser encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), até as 17h, ou pelos órgãos competentes, Segurança Pública e Saúde, após as 17h, lembrando que as vagas são por ordem de chegada. 

Para o melhor funcionamento do abrigo, as pessoas acompanhadas pelo Centro POP estão sendo informadas da disponibilidade de vaga para, caso desejarem, possam fazer o uso. Caso você veja uma pessoa em situação de rua, repasse essa informação a ela e a encaminhe para o Centro POP, localizado na Rua Frei Durão, 208 A, Centro (próximo à Praça da Sé). O abrigo tem previsão de funcionamento enquanto o município estiver submetido às baixas temperaturas. 

leia também: 16ª Festa da Panela de Pedra, em Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana, acontece de 7 a 9 de julho

Além do abrigo provisório, seguimos com a Campanha do Agasalho que é mais uma forma de fornecer condições e suporte adequado contra o frio. As doações recebidas são destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social que não possuem condições de se proteger. A preferência neste momento é por itens destinados ao público masculino, como: agasalhos, casacos, calças, blusas de frio, meias, luvas, toucas, cachecóis e cobertores. É tempo de tirar o casaco do armário e aquecer uma vida! 

PONTOS DE COLETA: 

  • Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção (Igreja da Sé)
  • Igreja de São Pedro dos Clérigos – Rua Dom Silvério, s/n – Colina de São Pedro
  • Igreja Nossa Senhora do Carmo – Praça Minas Gerais
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Rosário 
  • Paróquia Nossa Senhora Aparecida –  Rua Diamantina, 788, Cabanas
  • Paróquia Sagrado Coração de Jesus –  Rua Paraná, s/n, Colina
  • Igreja Assembleia de Deus – Rua Cascalheira, 404, Barro Preto 
  • Casa Espirita Irmão Horta – Rua Antônio Luiz Bastos, 218 

SOBRE O CENTRO POP 

O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro POP, é um serviço da Proteção Social Especial de Média Complexidade da Assistência Social, e deve ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. Além disso, o espaço é responsável por criar meios para o fortalecimento de vínculos e trabalhar o protagonismo social destes indivíduos. O Centro POP fica localizado na Rua Frei Durão, 208A, Centro, com horário de funcionamento de 08h às 17h. 

Para mais informações entre em contato pelo número de telefone: (31) 99548-6379.

Fonte: Evelin Almeida/Prefeitura de Mariana

Última atualização em 06/07/2023 às 12:18