Menu

Coursera e Google abrem inscrições para bolsas de estudos em tecnologia e Inteligência Artificial

25/10/2023 às 14:04
Tempo de leitura
7 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A Coursera, plataforma líder em aprendizagem online, anunciou novas iniciativas para melhorar o acesso à educação de alta qualidade no Brasil e atender melhor às necessidades locais de alunos e instituições. Esses esforços incluem o lançamento de um grande catálogo de conteúdo em português e recursos de inteligência artificial para tornar o aprendizado on-line mais personalizado e interativo. Cursos importantes como  The Science of Well-Being da Universidade de Yale, AI for Everyone da DeepLearning.AI e Programming for Everybody da Universidade de Michigan, que até recentemente estavam disponíveis apenas em inglês, agora estão acessíveis a qualquer pessoa que fale português.

A Coursera também expande sua presença no país para atender mais de 110 clientes empresariais, à medida que instituições em todo o Brasil adotam o aprendizado online para equipar sua força de trabalho e alunos com habilidades digitais. Com mais de 7 milhões de inscrições na plataforma, o Brasil é o 2º maior mercado para a Coursera na região LATAM.

“A ascensão do Brasil como um dos principais destinos de TI ressalta a necessidade de expandir as oportunidades educacionais e alavancar uma grande força de trabalho digitalmente qualificada”, diz o CEO da Coursera, Jeff Maggioncalda. “Nossa missão é criar acesso igualitário à aprendizagem de classe mundial à medida que utilizamos o poder da IA para preencher a lacuna linguística para milhões de pessoas em todo o país. Com mais de 4 mil cursos traduzidos por IA, agora disponíveis em português, os alunos no Brasil ganham acesso sem precedentes aos melhores educadores do mundo para desenvolver habilidades para o futuro digital.”

O país está testemunhando uma demanda significativa por conhecimento que prepare para empregos digitais de alta demanda, e é por isso que o Google, parceiro da Coursera, lançou uma importante iniciativa. Na plataforma, o Google oferece certificados de carreira projetados para preparar alunos com habilidades práticas para o trabalho. Este programa ajuda a impulsionar a mobilidade econômica inclusiva e equitativa, permitindo que os alunos obtenham empregos iniciais bem remunerados, levando a carreiras de sucesso. Também contribui para os esforços locais para combater o desemprego.

Desde junho de 2022, o Google já disponibilizou mais de 150 mil bolsas de estudo no Brasil. Das bolsas anunciadas no início deste ano, a empresa ainda aceita inscrições por meio de seu parceiro distribuidor, Bettha. Cerca de 10 mil bolsas ainda estão abertas e os futuros alunos podem se inscrever no link goo.gle/bolsasbettha. Essas bolsas oferecem acesso gratuito ao certificados Google Career, em áreas como Suporte de TI, Análise de Dados AnalyticsGerenciamento de ProjetosUser Design de Experiência do Usuário, e Marketing Digital e E-commerce , ampliando as oportunidades para alunos brasileiros na economia digital. No país, 91% dos alunos que concluem a certificação conseguem alguma forma de progressão na carreira (aumento, promoção, novo emprego) em até seis meses após a formatura.

“O programa de bolsas Google Career Certificates faz parte do conjunto de ações e compromissos da Google para colaborar com empresas, governos e sociedade no enfrentamento de desafios críticos para seu desenvolvimento social e econômico. A Coursera é fundamental nisso e nos ajuda a democratizar o acesso a esses cursos e a impactar positivamente diversos grupos da nossa população”, diz Maia Mau, Diretora de Marketing do Google Brasil. Aqui estão as novas iniciativas e recursos que a Coursera está lançando no Brasil:

●      Mais de 4 mil cursos, agora disponíveis em português, incluindo alguns dos cursos mais populares no Brasil, como Learning How to Learn from Deep Teaching SolutionsJob Success: Get Hired or Promoted in 3 Steps from The State University of New York, and Decision Making and Reinforcement Learning from Columbia University. Agora os alunos podem acessar leituras, legendas de vídeos de palestras, questionários, avaliações, instruções de revisão por pares e sugestões de discussão – tudo no idioma local. O conteúdo traduzido estará disponível para todos os alunos, incluindo clientes da Coursera for Business, Campus e Government.

●      Coursera Coach (beta) Coursera Plus subscribers:: o assistente de aprendizagem virtual generativo alimentado por IA que fornece feedback personalizado, responde a perguntas e resume palestras e recursos em vídeo. O coach também apoiará os alunos com interação no idioma local.

  • Plug-in Coursera ChatGPT: fornece descoberta personalizada aprimorada em todo o catálogo da Coursera, permitindo que os usuários do GPT-4 obtenham rapidamente recomendações de conteúdo e credenciais para ajudá-los a desenvolver habilidades em um determinado assunto ou área de carreira.

●      Course Builder da Coursera: com base em instruções em linguagem natural de autores humanos, a ferramenta de criação de cursos com tecnologia de IA gerará conteúdo automaticamente, incluindo estrutura do curso, descrições, leituras, tarefas e glossários. Empresas e universidades também podem usar esse recurso, usando seus especialistas internos para produzir cursos personalizados e combiná-los com conteúdo recomendado de parceiros participantes da Coursera. Atualmente está sendo testado com clientes selecionados.

  • Inovações de plataforma para combater a exclusão digital e criar experiências de aprendizagem acessíveis — hoje 48% dos alunos no Brasil usam dispositivos móveis para acessar a Coursera. A plataforma permite que os alunos baixem cursos, sincronizem o progresso e os questionários, façam anotações com destaques e sincronizem o calendário – otimizado para baixo consumo de dados.

●      A Coursera ampliou significativamente sua presença no país, atendendo hoje mais de 110 clientes empresariais, incluindo instituições como Porto Seguro, LWART, BRF, CPQD, ESEG Faculdade do Grupo Etapa, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidades Federais de São Paulo, O Governo Do Estado Do Espírito Santo e muitos outros.

Como as tecnologias digitais podem gerar um aumento de até $1.3 trilhão de aumento no impacto anual até 2030 na América Latina, a Coursera pretende preencher a lacuna de habilidades digitais no Brasil e equipar os alunos de todo o país com as habilidades exigidas. De acordo com o  Relatório de Resultados do Estudante 2023 , 85% dos alunos no Brasil relataram benefícios profissionais e 96% relataram benefícios pessoais ao aprender na Coursera. Como parte do anúncio de hoje, a Coursera também oferece acesso gratuito aos 5 cursos mais populares do Brasil para que qualquer aluno possa experimentar o catálogo do idioma local.

Sobre a Coursera

A Coursera foi lançada em 2012 por dois professores de Ciência da Computação de Stanford, Andrew Ng e Daphne Koller, com a missão de fornecer acesso universal ao aprendizado de classe mundial. É agora uma das maiores plataformas de aprendizagem online do mundo, com mais de 129 milhões de alunos registrados em 30 de junho de 2023. A Coursera faz parceria com mais de 300 universidades e industriais líderes para oferecer um amplo catálogo de conteúdo, incluindo cursos, Especializações, Certificados Profissionais, Projetos Orientado, Bacharelado e Mestrado. Instituições em todo o mundo usam a Coursera para aprimorar e requalificar seus funcionários, cidadãos e estudantes em áreas como ciência de dados, tecnologia e negócios. A Coursera tornou-se uma empresa de utilidade pública de Delaware e uma B Corp em fevereiro de 2021.

Sobre os Certificados Profissionais do GoogleOs Certificados Profissionais do Google fazem parte do Programa Grow with Google e oferecem cursos de treinamento online flexíveis projetados para colocar os alunos no melhor caminho para empregos em campos de alto crescimento. Nenhuma experiência anterior é necessária. Criados pelo Google e disponibilizados por meio da Coursera, atualmente existem cinco certificados disponíveis em português: Suporte de TI, Análise de Dados, Gerenciamento de Projetos, Design de Experiência do Usuário (UX) e Marketing Digital e Comércio Eletrônico, tendo sido este último lançado em junho de 2023.

Fonte: Engajei