Menu

Conheça o ‘MG Mulher’, app de auxílio e suporte às vítimas de violência doméstica de Minas Gerais

06/05/2020 às 09:00
Tempo de leitura
4 min

[su_dropcap style=”simple” size=”8″]A[/su_dropcap] violência contra as mulheres é um grande problema de saúde pública que ocorre em todas as classes sociais, uma violação dos direitos humanos das mulheres. As estimativas globais publicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de uma em cada três mulheres em todo o mundo experimentou violência física e/ou sexual de parceiros íntimos ou violência sexual de um não parceiro durante a vida.

O Governo de Minas Gerais e a Polícia Civil desenvolveram um aplicativo com conteúdos de orientação e informações relativas à temática da violência contra a mulher. A ferramenta tem o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

O aplicativo é gratuito e engloba monitoração 24h dos agressores que usam tornozeleiras eletrônicas pelo Centro Integrado de Comando e Controle e a criação do Núcleo Integrado de Monitoramento à Violência contra a Mulher. O lançamento da ferramenta ocorreu na semana em que se celebrou o Dia Internacional da Mulher (8/03).

“O programa é mais um passo de muitos outros que ainda serão dados. Isso acaba criando uma cultura em que nós vamos começar a perceber, entender e sentir que as mulheres precisam ser valorizadas, que elas precisam ter tantos direitos quanto qualquer cidadão. Temos que criar estas ferramentas que inibam e, principalmente, punam exemplarmente quem faz isso”, disse o governador à época do lançamento.

COMO USAR

O aplicativo possui duas interfaces: informacional e privada. Veja como funciona cada uma delas:

Na interface informacional, são disponibilizados conteúdos textuais, áudios e vídeos com informações e orientações sobre a política de preservação à criminalidade e à violência contra a mulher.

Já na interface privada, é possível criar um rede de contatos para que o usuário possa, com apenas um clique, acionar via SMS, as pessoas cadastradas quando vivenciar qualquer situação de risco ou perigo. Ele permite que você alerte rapidamente seus amigos, parentes, serviços de emergência, associações e qualquer outro contato de sua escolha.

O aplicativo está disponível gratuitamente para o sistema operacional Android e para o iOS. É uma ferramenta complementar à chamada para os serviços de emergência. Juntos, podemos agir e reduzir a violência contra as mulheres, agindo em solidariedade, ajuda mútua e vigilância mútua.

Simples, rápido e intuitivo, o MG Mulher atende as principais necessidades de assistência e suporte diante de uma situação de violência atual ou passada. Se você é uma vítima ou uma testemunha, este aplicativo é feito para economizar tempo e encontrar mais facilmente as informações e contatos que serão úteis e benéficos.

PASSO A PASSO

1 – Faça o download do app no Google Play ou na Apple Store;

2 – Ao abrir o app pela primeira vez, será necessário realizar duas permissões: que o app MG Mulher envie e veja mensagens em SMS e que o app acesse o local do dispositivo;

3 – Na tela seguinte, uma tela de “seja bem-vinda” com um breve resumo do aplicativo, onde já é possível consultar a unidade de apoio mais próxima;

4 – É necessário fazer um breve cadastro para depois definir seus contatos de emergência. É necessário informar dados pessoais como CPF e RG;

5 – Após realizar o cadastro, entre com seu CPF e senha.Cr

Em síntese, o MG Mulher ajuda a aumentar a conscientização sobre a natureza e as conseqüências da violência contra as mulheres e os princípios de igualdade entre homens e mulheres. Ele também facilita o acesso das vítimas aos recursos, informações e dispositivos que possam lhe servir de ajuda em momentos de violência.