Menu

Mais da metade da população brasileira é usuária de celular

O grande volume de uso de aparelhos smartphones pode ser considerado “uma via de mão dupla”, visto que ao mesmo tempo em que entrega aspectos de desenvolvimento positivo, principalmente no sentido tecnológico,  tem seus pontos negativos, sobretudo no sentido da comunicação. 
14/12/2021 às 23:48
Tempo de leitura
5 min

Usando a plataforma Newzoon, a Global Mobile Market Report concluiu que mais da metade da população brasileira é usuária de celular. Ou seja, de 212 milhões de pessoas, 109 milhões estão sempre conectados através de um smartphone. 

O relatório também revela outros destaques importantes, tanto para o e-commerce como para os profissionais da saúde mental, políticos, enfim, todos os segmentos que necessitam de alguma forma da “massa” para alcançar seus objetivos, afinal, se você quer alcançar os brasileiros, o celular é uma boa opção, pelo menos para a metade deles. 

O documento prevê que até o final de 2021 o número total de usuários de smartphones chegará a 3,9 bilhões. O uso do celular associado à internet e redes sociais como Facebook, Instagram e o mais recente Tik Tok vem realizando mudanças significativas nas mais variadas sociedades. 

O grande volume de uso de aparelhos smartphones pode ser considerado “uma via de mão dupla”, visto que ao mesmo tempo em que entrega aspectos de desenvolvimento positivo, principalmente no sentido tecnológico,  tem seus pontos negativos, sobretudo no sentido da comunicação. 

Por que do sucesso?

 O sucesso dos celulares é nítido. As pessoas usam no ônibus, trabalho, lanchonetes, restaurantes, escolas, baladas, enfim, qualquer local é lugar para registrar um momento, realizar uma pesquisa, conversar com amigos e família, trabalhar, enfim, realizar as mais diversas atividades que o dispositivo disponibiliza. 

É justamente a mobilidade e a facilidade em se comunicar que fez e faz destes aparelhos um marco para a história da humanidade. Da palma da mão é possível que um presidente da república tome decisões que interfira na vida de milhões de pessoas. 

Da mesma forma um empresário pode tomar uma má decisão de quebrar sua empresa, deixando milhares de pessoas desempregadas. 

Assim como um adolescente pode, ao invés de jogar o tradicional futebol com os amigos, optar por passar suas tardes em jogos online. 

Sem dúvida, os celulares são instrumentos para importantes decisões inerentes ao ser humano. 

O hibridismo de viver o mundo real e o fantasioso mundo repleto de slides, banners, cores, informações simultâneas, intuitivas, títulos, subtítulos, matérias, comentários de milhares de pessoas sobre um determinado assunto, fotos de influenciadores, fofocas das celebridades, a falsa felicidade das redes, que os celulares oferecem, pode causar a impressão de que a vida fora do dispositivo seja sem graça e talvez não valha mais a pena de ser vivida. 

Ainda assim, os androids, ipads, tablets e iphones seguem firmes e fortes, ultrapassando gerações e sendo cada vez mais desejados por todas as populações ao redor do mundo. 

Aparelhos famosos 

O iphone 11 128gb é um dos mais cobiçados do mercado. Com seis opções de cores: branco, vermelho, verde claro, amarelo e lilás. Possui câmera de 1.200 pixels, além de possuir uma espessura bem fina. 

Quem também está no páreo dos mais “queridinhos” dos antenados de plantão é o Samsung Galaxy S9 128gb. É um celular com uma ótima performance, com um visual confortável e muito intuitivo, ideal para quem gosta de jogar. 

Importantes mudanças 

O uso de celular trouxe significativas mudanças para a nossa sociedade.

Comunicação 

Antes, para nos comunicarmos com um parente ou amigo que mora longe, precisávamos ligar de um telefone fixo. Essa comunicação não era barata, era cobrada por minuto de ligação, além do mais, não era possível que as pessoas se vissem, o contato se resumia a voz. 

Da mesma maneira ocorria para um supervisor conversar com seu funcionário em uma empresa, fora do horário de trabalho. Essa facilidade na comunicação profissional vem gerando muitos debates acerca do aumento da carga horária de trabalho. Pois uma comunicação que antes se restringia ao ambiente de trabalho, invade a vida do trabalhador fora do seu expediente. 

Artes 

Para a música a era digital trouxe uma histórica mudança. O uso de aparelhos sonoros como som, som portátil e discman foi substituído pelo celular. Logo, os artistas e a indústria fonográfica precisaram se render a uma nova maneira de se produzir música, aderindo às plataformas digitais, logos, os antigos CDs deixaram de existir. Atualmente ao lançar um álbum, um artista precisa compactá-lo em uma plataforma como Itunes, Spotify e outras. 

Jornalismo

Com câmeras cada vez mais bem desenvolvidas e zooms capazes de alcançar grandes distâncias, a internet virou o lugar ideal para aspirantes a jornalistas. As pessoas filmam desde situações engraçadas até agressões físicas e até mesmo assassinatos e divulgam sem contextualização dos fatos. O importante aqui é viralizar, ganhar vews e monetizar seus canais. 

Sendo assim, uma das profissões que mais necessita de senso crítico, moral, o jornalismo, vem ganhando personagens que se distanciam do principal ideal do ofício: a aproximação e exposição da veracidade dos fatos.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:12