Menu

Temendo novo rompimento de barragem, prefeitura de Brumadinho cobra ações de empresa

14/08/2019 às 11:20
Tempo de leitura
2 min

A Prefeitura Municipal de Brumadinho (MG) realizou, na última segunda-feira (12), uma reunião com a Emicon Mineração e Terraplanagem, empresa responsável por uma barragem de rejeitos de minério que se encontra em estado de abandono no município.

Durante o encontro, foram cobradas medidas para minimizar os riscos de uma nova tragédia, semelhante a que ocorreu no município em janeiro deste ano, quando uma barragem da Vale se rompeu provocando mais de 200 mortes. Entre as reivindicações apresentadas pelo município, estava a realização de uma avaliação técnica sobre a estabilidade da barragem em questão e a elaboração de um plano para evacuar moradores de seu entorno. De acordo com a Prefeitura de Brumadinho, foram identificadas nove residências, mas apenas quatro famílias moradoras.

Comunicado à imprensa

Em um comunicado enviado à imprensa, a prefeitura afirmou que “a empresa relatou as medidas tomadas desde a última segunda-feira que envolve o trabalho de mapeamento das residências que estão no caminho que a lama faria, em caso de rompimento da barragem”.  Ainda de acordo com o órgão, o trabalho foi realizado com apoio da Defesa Civil do Município e da Secretaria de Desenvolvimento Social.

A prefeitura ainda destacou que, até o momento, a Emicon não fez a remoção de nenhuma das famílias que moram nas proximidades da estrutura. No entanto, a empresa tem sinalizado, de forma positiva, a saída de, pelo menos, duas famílias. Uma delas optou por uma residência em Itatiaiuçu e a outra por um sítio na zona rural de Brumadinho.

A Defesa Civil do Estado de Minas Gerais informou que a evacuação das famílias é uma medida de cautela para garantir sua segurança até que se tenha um laudo técnico que assegure a estabilidade da barragem.

A Prefeitura Municipal de Brumadinho ainda reforçou que um eventual rompimento não atingiria nenhuma área urbana do município.

*Com informações da Agência Brasil.