The news is by your side.

Temporada de Concertos na Casa da Ópera em Ouro Preto recebe 4ª edição

Dia 28 de setembro, sábado, acontece a 4ª edição do projeto Concertos na Casa da Ópera. Durante cinco meses, a cidade de Ouro Preto (MG) recebe artistas renomados da música erudita para únicas apresentações, uma por mês, todas com acesso livre e entrada franca. Na ocasião, Chico Lobo, Márcio Malard e Paulo Sérgio Santos apresentam o espetáculo 3 Brasis.

Palco desta temporada, a Casa da Ópera de Ouro Preto é considerada o teatro mais antigo em atividade do Brasil, inaugurado em 1770. Adentrar seus aposentos, carregados de histórias, para apreciar música erudita é uma rica viagem ao tempo passado. Sem nenhuma intervenção de equipamentos eletrônicos, a vivência se intensifica de forma mais pura e completa, tornando-se uma experiência quase única nos dias atuais.

Na quarta edição do projeto recebemos o espetáculo 3 Brasis, apresentado pelo músicos Chico Lobo, Márcio Malard e Paulo Sérgio Santos. Espetáculo originado do álbum, 3 Brasis mostra o encontro inusitado entre viola caipira, violoncelo e clarineta.

A temporada de Concertos na Casa da Ópera é uma realização do grupo UN Music e parceria com a Holofote Cultural a partir de recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Conta com o patrocínio da Oi e com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e da Casa de Ópera de Ouro Preto.

Sobre 3 Brasis

O álbum 3 Brasis é uma obra inovadora que reúne três distintas e marcantes expressões. O enfoque do encontro são os toques regionais brasileiros da viola caipira, de 10 cordas, ao lado de uma formação inédita e inusitada: violoncelo e clarineta. O projeto que reúne os músicos Chico Lobo, Márcio Malard e Paulo Sérgio Santos homenageia a cultura brasileira, a Folia de Reis, Guimarães Rosa e o maestro Villa-Lobos, entre outros temas.

Chico Lobo tem a viola presente em sua vida, desde os 14 anos de idade. Ele é violeiro, cantador, compositor, arranjador, produtor e diretor musical, além de apresentador de programas de TV e rádio. Raro um artista agregar reconhecido talento em tantas atividades, e todas elas dedicadas à difusão da cultura da viola caipira. Apontado pela crítica como um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de valorização e divulgação da viola caipira no Brasil e exterior, Chico Lobo tem o orgulho de ser compositor e cantor caipira. Sua obra reflete o seu enorme respeito por este instrumento mágico e encantador: a viola brasileira (viola de 10 cordas).

Márcio Malard é um dos violoncelistas brasileiros que mais ocupou a cadeira de primeiro violoncelista de orquestras sinfônicas. O experiente músico tem 40 anos à frente da Sinfônica Brasileira, com a qual excursionou pela Europa, Estados Unidos e Canadá. Também trabalhou em shows como músico de artistas como Wagner Tiso, Tom Jobim, Maria Bethânia e Caetano Veloso.

Paulo Sérgio Santos é clarinetista consagrado e considerado um dos maiores especialistas no seu instrumento no País. É integrante do Quinteto Villa-Lobos, com o qual se apresentou pelo Brasil e em vários países.

SERVIÇO

Concertos na Casa da Ópera – junho a outubro/2019

4ª edição: 28 de setembro de 2019 (sábado)
Atração: 3 Brasis com Chico Lobo, Márcio Malard e Paulo Sérgio Santos
Horário: 20h30
Local: Casa da Ópera de Ouro Preto (R. Brg. Musqueira, 104, Ouro Preto – MG)
Entrada franca
Retirada de ingresso: https://www.sympla.com.br/concertos-na-casa-da-opera–3-brasis-com-chico-lobo-marcio-malard–paulo-sergio-santos__649447
Classificação livre

Programação completa

06/06 | Sylvia Klein & Wagner Sander
26/07 | Lumia com Henrique Roscoe e Joana Boechat
31/08 | Quarteto Guignard
28/09 | 3 Brasis com Chico Lobo, Márcio Malard e Paulo Sérgio Santos
26/10 | Vitor Araujo

Veja também: Mina du Veloso, em Ouro Preto, é vencedora do Prêmio Rodrigo de Patrimônio Cultural