Menu

Temporada de Concertos na Casa da Ópera estreia em 6 de junho

23/05/2019 às 10:40
Tempo de leitura
5 min

Dia 6 de junho, quinta-feira, estreia o projeto Concertos na Casa da Ópera. Durante cinco meses, a cidade de Ouro Preto (MG) receberá artistas renomados da música erudita para únicas apresentações, uma por mês, todas com acesso livre e entrada franca.

Palco desta temporada, a Casa da Ópera de Ouro Preto é considerada o teatro mais antigo em atividade do Brasil, inaugurado em 1770. Adentrar seus aposentos, carregados de histórias, para apreciar música erudita é uma rica viagem ao tempo passado. Sem nenhuma intervenção de equipamentos eletrônicos, a vivência se intensifica de forma mais pura e completa, tornando-se uma experiência quase única nos dias atuais.

Abrindo o projeto, o Duo de canto e piano formado por Sylvia Klein e Wagner Sander traz boa parte de seu diverso repertório. Com capacidade ímpar e técnica apurada a serviço da expressividade o Duo transita com fluência por variados estilos musicais, sempre observando e se atendo de forma criteriosa ao estilo vigente de cada repertório com o intuito de imprimir nestes suas peculiaridades artísticas e ao mesmo tempo respeitar as

Música brasileira

A estreia do projeto Concertos na Casa da Ópera se dá na noite de aniversário da Casa de Ópera de Ouro Preto, que neste dia 6 de junho completa 249 anos. Para a ocasião, Sylvia Klein e Wagner Sander optaram por uma seleção totalmente brasileira, dividindo o recital em duas partes. Na primeira serão apresentadas clássicos da música erudita brasileira, começando com Alberto Nepomuceno, compositor que estudou na Europa no século XIX e que deixa nítida na sua obra a influência do velho continente. Ouviremos também canções de nomes como Villa-Lobos, Cláudio Santoro, até chegarmos em Ronaldo Miranda, prestigiado compositor ainda atuante no cenário nacional. Na segunda parte assistiremos a uma breve, mas diversa jornada por canções com temáticas variadas, como lendas amazônicas, de sincretismo religioso e músicas populares com arranjos dedicados ao Duo. Nessa parte estarão presentes compositoras(res) como Babi de Oliveira, Waldemar Henrique, Marlos Nobre, Herivelto Martins, dentre outros.

Sobre Sylvia Klein

Temporada de Concertos na Casa da Ópera estreia em 6 de junho

Crédito da foto: Liliane Pelegrini/ Bendita

Sylvia Klein interpretou a criada Serpina, no primeiro filme de ópera brasileiro, La Serna Padrona de Pergolesi, dirigido por Carla Camurati, recebendo o prêmio HBO de cinema. Cantou nos teatros Palácio Das Artes em Belo Horizonte, Teatro da Paz em Belém do Pará, Teatro Nacional Cláudio Santoro em Brasília, Teatro Municipal do Rio de Janeiro e Teatro Municipal de São Paulo sob a regência dos maestros: Isaac Karabtchevsky, Júlio Medaglia, Roberto Duarte, Sílvio Viegas, Sérgio Magnani, entre outros.

Tem dois Cds gravados: o Samba de Casaca, onde cantou grandes clássicos do samba rearranjados para piano e voz e o CD gravado ao vivo no teatro Palácio Das Artes, Balada para un Loco com o Quinteto Tempos onde cantou Villa Lobos e Piazzolla. Sylvia Klein criou também o grupo vocal Caffeine Trio onde cantam arranjos de canções consagradas de diversas partes do mundo em close harmony, focando no repertório brasileiro.

Sobre Wagner Sander

Temporada de Concertos na Casa da Ópera estreia em 6 de junho

Crédito da foto: Divulgação/ Sylvia Klein

Natural de Téofilo Otoni, iniciou seus estudos de piano no ano de 1983 no Conservatório Brasileiro de Música com a professora Maria Aparecida Pereira Pimenta. Em 1989 mudou-se para Belo Horizonte e ingressou na Faculdade de Música da UFMG.

Ainda como aluno começou a se dedicar à música de câmera e correpetição, áreas que se tornariam duas das suas principais como profissional. Como correpetidor seu primeiro trabalho de relevância foi na ópera e no filme La Serva Padrona. Na Escola de Música da UFMG desde 1994, inicialmente atuou em todas as áreas da correpetição e aos poucos se especializou no repertório de sopros com forte ênfase em Metais. Trabalhou como pianista junto ao Côro Lírico da Fundação Clovis Salgado entre os anos de 1999 a 2014 e nesta instituição atuou em mais de vinte óperas.

Casa da Ópera

Temporada de Concertos na Casa da Ópera estreia em 6 de junho

Crédito da foto: Monique Renne

Fundado em 1770, é o teatro mais antigo da América Latina em funcionamento. A simples fachada externa esconde o interior que remete aos tempos glamurosos do império, quando Ouro Preto era chamada de Vila Rica e o Brasil ainda era colônia de Portugal. São três andares, com 300 lugares divididos entre plateia, frisas, galerias e camarotes. No alto do palco, há uma bela pintura. O teatro foi restaurado e ainda hoje recebe espetáculos.

SERVIÇO

Concertos na Casa da Ópera – junho a outubro/2019

Estreia: 06 de junho de 2019 (quinta-feira)

Atração: Sylvia Klein & Wagner Sander – Duo de canto e piano

Horário: 20h30

Local: Casa da Ópera de Ouro Preto (R. Brg. Musqueira, 104, Ouro Preto – MG)

Entrada franca

Classificação livre

Programação completa:

06/06 | Sylvia Klein & Wagner Sander

26/07 | Lumia com Henrique Roscoe e Joana Boechat

31/08 | Quarteto Guingnard

28/09 | 3 Brasis com Chico Lobo, Márcio Malard e Paulo Sérgio Santos

26/10 | Vitor Araujo

 

Última atualização em 19/08/2022 às 08:08