Menu

Trabalho de limpeza e desassoreamento do Rio Itabirito evidencia grande quantidade de lixo jogado nas águas na cidade

28/11/2019 às 08:30
Tempo de leitura
2 min

A Prefeitura está realizando o desassoreamento do Rio Itabirito, com o intuito de evitar inundações pela cidade, nos períodos chuvosos. Desde que o trabalho começou, em outubro, foi constatado que, além do sedimento natural que acumula no fundo do rio, muito lixo foi depositado no curso d’água, agravando o problema das enchentes no município. “Encontramos mais de 50 pneus e vários outros tipos de materiais, como estruturas metálicas, móveis, entulhos, materiais de construção e outros objetos que foram descartados de forma irregular no Rio Itabirito”, relata Frederico Leite, secretário de Meio Ambiente.

Para conscientizar a população, parte do lixo retirado do rio foi colocado no jardim da Prefeitura de Itabirito. “Temos que lembrar que o rio é um ser vivo, que precisa ser cuidado; e todos nós temos a responsabilidade de manter ele sempre limpo. Jogar lixo e entulho no curso d’água prejudica a vida do rio e a qualidade de vida de todos em Itabirito”, destaca o secretário de Meio Ambiente.

A Secretaria de Meio Ambiente está elaborando um relatório detalhado das ações de desassoreamento do Rio Itabirito. O trabalho é uma parceria da Prefeitura de Itabirito, com as empresas Gerdau, Safm, Herculano Mineração, Vale e Adesita.

Leia também: Prefeitura de Itabirito planta ipês na Avenida José Farid Rahme