O que você procura?


Número de mortes por causa das chuvas aumentam para 55

Rodolpho Bohrer 30 de janeiro de 2020 às 11:00
Tempo de leitura
2 min

Mais um boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais foi divulgado hoje, quinta-feira (30), confirmando e atualizando o número de mortos e afetados pelas chuvas que atingiram o estado. Até o momento já foram confirmados 55 óbitos, 1 desaparecido e 53.309 afetados, entre mortos, desalojados, desabrigados, feridos e desaparecidos.

Entre as vítimas fatais, as causas dos óbitos são: 42 por soterramento, desmoronamento ou desabamento, 9 arrastados pela água e 4 afogados. A vítima mais recente foi uma mulher que morreu arrastada pela enxurrada em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Seu corpo foi encontrado na última terça-feira (28).

No momento, em todo o estado, são 53.309 pessoas afetadas pelas chuvas, sendo que 44.929 estão desalojados, 8.259 desabrigadas, 65 feridos, além dos 55 óbitos confirmados e um desaparecido.

Cidades mineiras em situação de emergência

De acordo com a Defesa Civil, até o momento, 101 cidades estão em situação de emergência em Minas Gerais.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Governo de Minas Gerais e a medida possibilita que ações de recuperação e auxílio às populações sejam feitos de forma mais rápida. Além disso, todos os órgãos estaduais podem atuar nos trabalhos da Defesa Civil estadual.

Outros 36 municípios declararam Situação de Emergência (SE) e outras três cidades, Orizânia, Ibirité e Catas Altas, decretaram Estado de Calamidade Pública (ECP).

LEIA TAMBÉM:  Ônibus tomba na BR-040 e uma vítima não resiste aos ferimentos

Última atualização em 14 de setembro de 2021 às 15:46