Menu

Prazos para pagamento do IPVA e licenciamento vencem neste mês

02/03/2020 às 12:14
Tempo de leitura
3 min

Os proprietários de veículos precisam ficar atentos e já começarem a se programar, pois neste mês de março vencem os últimos prazos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

O pagamento do IPVA é necessário para quem dividiu o pagamento em três vezes. Já o CRLV terá de ser quitado para aqueles que deixaram para efetuar o pagamento no último mês.

IPVA

O pagamento do IPVA pôde ser feito a vista ou dividido em até três parcelas, entre janeiro e março de 2020. Quem resolveu quitar tudo de uma só vez e o fez dentro do prazo, teve um desconto de 3% do valor total.

Dentro dos meses disponíveis para pagamento, os proprietários dos veículos teriam uma semana para realizar o pagamento, com o dia final definido pelo último número da placar do veículo. Veja abaixo a tabela de vencimentos:

Placas terminadas emJaneiro (Cota única/1ª parcela)Fevereiro (2ª parcela)Março (3ª parcela)
1 e 213 de janeiro13 de fevereiro13 de março
3 e 414 de janeiro14 de fevereiro16 de março
5 e 615 de janeiro17 de fevereiro17 de março
7 e 816 de janeiro18 de fevereiro18 de março
9 e 017 de janeiro19 de fevereiro19 de março

Ou seja, para quem decidiu efetuar o pagamento em três parcelas, terá entre o dia 13 e o dia 19 de março para pagar, dependendo do fim da placa. Para acessar o calendário de pagamentos no site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda, basta clicar aqui.

Valores de pagamento

Para acessar a tabela de valores de acordo com o tipo de veículo no site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda tenha em mãos o número do Renavam do automóvel e clique aqui.

CRLV

Já o pagamento do CRLV tem, em Minas Gerais, o valor de R$ 105,78 e seu boleto para pagamento pode ser emitido junto ao IPVA do ano. Quem irá pagar o licenciamento neste mês terá um prazo maior daqueles que irão pagar o IPVA, visto que o vencimento do prazo de pagamento do CRLV acontece em 31 de março.

A quitação o CRLV pode ser efetuada nos guichês de caixa ou nos caixas eletrônicos dos banco credenciados com o número do Renavan do automóvel ou com a guia de pagamento.

O CRLV deve ser renovado todo ano e é de porte obrigatório no Brasil. Depois de paga a Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo, o CRLV é emitido automaticamente e enviado ao endereço cadastrado no Detran-MG, se não houver outros débitos do automóvel, como, por exemplo, IPVA e multas.

Para aqueles motoristas que não regularizarem o automóvel, estarão automaticamente sujeitos à infração gravíssima, como por exemplo multas de em média R$100,00 e perda de sete pontos na CNH.

Veja também: Saiba diferenciar a CNH Social e a CNH Popular

COMENTÁRIOS