Menu

Três áreas de conhecimento que você precisa aperfeiçoar para alavancar sua carreira

25/11/2019 às 16:40
Tempo de leitura
4 min

Existe um conceito comum de que, se você trabalhar duro e obter bons resultados, as pessoas inevitavelmente tomarão nota e reconhecerão seu esforço. De fato, existem gerentes que reconhecerão o excelente trabalho que você está fazendo e o ajudarão a se mover na cadeia profissional, mas a realidade é que isso é incomum. Muitos gerentes assumem suas funções, porém não têm liderança suficiente ou habilidades de liderança. Eles podem ser especialistas fantásticos no campo, mas muitas vezes não se traduzem em um bom gerente líder.

Isso significa que você não deve confiar no seu gerente para ajudá-lo a obter suporte. Pense no seu próprio progresso se tornando parte do seu trabalho diário e só existe uma pessoa que pode ajudá-lo a obtê-lo: você. Para fazer isso de forma eficaz, você precisa não só acompanhar deliberadamente seu trabalho e realizações, mas também se autoaperfeiçoar. Pensando nisso, separamos três áreas de aperfeiçoamento que o ajudarão na sua carreira. Vamos começar pelo básico:

 

1 – Pacote Office

Certamente você já usou pelo menos um dos produtos desenvolvidos pela Microsoft, como o sistema operacional Microsoft Windows, o pacote Office ou os navegadores de internet: Internet Explorer ou Edge. Esses sistemas são tão comuns e de uso diário que raramente percebemos sua importância e valor. São muito poucos os que realmente tiram proveito de todas as diferentes funções que oferecem, especialmente no campo comercial.

Saber usar todas as ferramentas disponibilizadas pelo pacote Office é fundamental para você e para a empresa em que você trabalha (ou venha a trabalhar). São muitos os benefícios como: facilitar todas as atividades que você realizar no seu computador ou dispositivo móvel; várias funções úteis que permitem visualizar, organizar, criar gráficos e analisar informações; enviar e-mails em massa, pois é possível vincular esses programas ao Outlook; flexibilidade e possibilidade de personalização.

A escola virtual da Fundação Bradesco disponibiliza cursos que vão do básico ao avançado do Office 2007, 2010, 2013 e 2016. Os cursos são todos gratuitos, online e com emissão de certificado. É só acessar, se cadastrar e estudar.

 

2- Inglês

Compreender um segundo idioma, ainda que o básico, é fundamental para qualquer profissional. De acordo com Vivian Cristina Rio, linguista e consultora do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC), “O mandarim é o mais falado por causa da grande população que existe na China”. Contudo, a língua inglesa é considerada o idioma universal pelo fato dos Estados Unidos dominarem a economia mundial.

Muitas grandes empresas em todo o mundo exigem que seus funcionários falem inglês ou que tenham o mínimo de conhecimento. À medida que o mundo se torna mais conectado, é natural que as grandes empresas queiram e precisem se comunicar mais.

Existem diversas opções de cursos online e gratuitos para se aprender um segundo idioma, inclusive o Inglês. A própria escola da virtual da Fundação Bradesco, mencionado acima, disponibiliza alguns cursos gratuitos de inglês. Mas vamos usar esse tópico para falar da “UNESP aberta”.

A “UNESP aberta” é o ambiente de aprendizagem online e gratuito da Universidade Estadual Paulista – UNESP. Atualmente, eles disponibilizam três cursos voltados para a língua inglesa: “Leitura em Língua Inglesa”, “Escrita em Língua Inglesa” e “Compreensão e produção oral em Língua Inglesa”. Os cursos são gratuitos e não tem emissão de certificado.

 

3 – Comunicação

Comunicar não é apenas “falar”, mas “entender” e “ser entendido”. É necessária uma formulação clara e uma audição empática e precisa.

Você quer aprender: dizer com confiança “não”? Conversas moderadas? Gerenciar reuniões com eficiência? Como resolver situações tensas?

O SESI – Serviço Nacional de Aprendizagem oferece o curso “Comunicação Efetiva”. O curso é gratuito e destinado ao público interessado em aperfeiçoar sua comunicação oral e escrita da língua portuguesa de forma assertiva.

De acordo com a instituição, o curso tem carga horária de 12 horas e o conteúdo está dividido em 8 aulas, que abrangem: “O Conceito de Comunicação”; “As Barreiras que Dificultam a Comunicação”; “Como se Comunicar com Eficácia”; “Técnicas de Oratória e Apresentações”.

Para emitir o certificado, o aluno deve ter aproveitamento igual ou superior a 75% na avaliação disponibilizada no curso.