Menu

Divulgação na grande mídia afasta crise do turismo na Semana Santa de Ouro Preto

16/04/2019 às 12:46
Tempo de leitura
4 min

Uma expressão única, cultural e histórica de fé, essa é a Semana Santa em Ouro Preto. Marcada por procissões, missas e os tradicionais tapetes de serragem, o evento, além de contar com a participação da população, atrai turistas de diversos lugares.

Em 2019, a movimentação turística da cidade quase foi afetada pela veiculação de notícias falsas sobre um possível rompimento de barragens de minério que existem em Ouro Preto. As notícias davam conta que os rejeitos atingiriam o centro histórico se o  vazamento se concretizasse.

Com isso, os turistas ficaram assustados e com medo de visitar a cidade. Esse fato foi percebido por muitos empresários, comerciantes e políticos que chegaram a cogitar uma possível crise no turismo da cidade na Semana Santa.  

Estratégias para afastar a crise

Ao perceber o fato, a Secretária de Turismo, Indústria e Comércio em colaboração com o Trecho Turístico, a Associação Comercial e a Associação do Circuito do Ouro, realizaram uma série de ações conjuntas como estratégias para afastar a crise.

Uma delas foi a divulgação de Ouro Preto pela grande mídia. O objetivo era promover a cidade e destacar que ela está preparada para receber os turistas para as grandes celebrações que marcam a Semana Santa.

Dessa forma, segundo o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, eles conseguiram atrair os grandes quatro canais de televisão até Ouro Preto.

A Rede Globo, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), a Record TV e Rede Bandeirantes (Band) estiveram na cidade e gravaram programas especiais.

Porém, o conteúdo apresentado por eles foi diferente. “Dessa vez, mostraram as informações corretas. Passaram uma tranquilidade aos telespectadores, informando de que a Semana Santa de Ouro Preto está completamente preparada, pronta para receber os turistas. E que os riscos das barragens no centro histórico não existem”. Afirmou Felipe.   

Divulgação orgânica

Felipe destaca o fato de ter conquistado esses avanços e divulgação para a cidade sem gastar nenhum recurso. Nenhuma mídia foi paga, todas foram conquistadas através das articulações entre os órgãos colaboradores. O Ministério do Turismo teve um papel importante ajudando na articulação com esses grandes meios.

Além das TVs, as rádios de Ouro Preto, Belo Horizonte e região também foram utilizadas como estratégia de divulgação. Produzindo matérias importantes que combateram as notícias falsas sobre as barragens.

Outra ação fundamental realizada pela Secretaria de Turismo foi visitar a empresa Vale. Juntamente com a comunicação da Prefeitura de Ouro Preto, eles informaram sobre como estava sendo prejudicial à cidade a vinculação de notas que ligavam Ouro Preto as barragens.  

Foi pedido a Vale que intercedesse e fizesse um material divulgando que a cidade está segura. Como resposta, a empresa conseguiu um vídeo da Defesa Civil Estadual.

A mídia mostra o Capitão Aquino informando que o turismo em Ouro Preto é seguro.

O vídeo foi vinculado esse final de semana por todas as mídias da Vale e pela prefeitura da cidade.   

Bons resultados

Após todo o movimento realizado nas grandes mídias, já é possível perceber os efeitos positivos sobre o turismo.

Felipe confirma informando que “houve um aquecimento nas redes hoteleiras, alguns hotéis já estão com 100% de taxa de ocupação”.

Além disso, ele salienta que o turismo em Ouro Preto vem em um constante crescimento. Agora, ele espera que essas ações continuem futuramente, e que com um relacionamento mais próximo com a mídia, a abordagem dos veículos de comunicação sobre o assunto, venha a ser feito com mais cautela, prezando pela divulgação de notícias verdadeiras e bem apuradas.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:33