Menu

Conheça Santa Rita de Jacutinga, a cidade das cachoeiras

23/11/2019 às 08:00
Tempo de leitura
7 min

Santa Rita de Jacutinga é uma cidade da Zona da Mata mineira famosa por suas cachoeiras – são mais de 70 delas já catalogadas e muitas abertas à visitação. Trata-se de uma típica cidade mineira de interior, em 2011 o IBGE estimou a população em pouco menos de 5 mil habitantes

Além das cachoeiras a cidade tem atraído visitantes em busca de esportes de aventura, ciclismo e turismo rural. Como fica na divisa Minas-Rio, Santa Rita atrai muitos visitantes do Estado vizinho. São 189 km até a capital carioca e 378 km de Belo Horizonte.

Conheça Santa Rita de Jacutinga, a cidade das cachoeiras

A paz do interior mineiro – Crédito da foto: Vanessa Barreto/ O Queijo vai na Mala

Conhecemos a cidade a convite da Pousada O Meu Canto e também da Ilha Parque de Aventuras. Achei curioso porque eu, Vanessa, sou de Juiz de Fora (a 124 km) e nunca tinha ouvido falar na cidade, então é claro que fiquei curiosíssima para ver o que tinha pra fazer por lá.

Nosso roteiro foi elaborado pelo Guia Gil Cunha e tivemos acompanhamento do Guia César nas cachoeiras e passeios pela cidade. Deixamos todos os contatos ao final do post.

O que fazer em Santa Rita de Jacutinga

Cachoeiras

Como o próprio nome cidade das cachoeiras diz, não faltam opções na cidade. Vamos listar aqui as que visitamos e outras mais famosas.

Boqueirão da Mira

São 17 kms de estrada de terra e mais 1,7 km de trilha até chegar ao Boqueirão. A estrada é tranquila, passa carro baixo numa boa e a trilha também é bem tranquila. Chegando perto da cachoeira precisamos transpor alguns trechos com pedras escorregadias, mas o guia César orienta o melhor caminho e passa muita segurança. Tinha até crianças no nosso grupo!

Boqueirão da Mira: Área perigosa para nado, aqui a gente só contempla – Crédito da foto: Vanessa Barreto/ O Queijo vai na Mala

O Boqueirão é uma formação rochosa de 85 m de altura. É possível entrar a nado pela fenda dele, mas a correnteza é forte e não recomendo fazê-lo sem a orientação de alguém que conheça o local. César nos orientou sobre o melhor lado para ir, onde se apoiar e como voltar. O poço para banho tem 6 m de profundidade e é delicioso!

Leia também: Entre as belezas de Minas Gerais: conheça Conceição do Ibitipoca

Conheça Santa Rita de Jacutinga, a cidade das cachoeiras

Boqueirão da Mira e sua suntuosa fenda – Crédito da foto: Vanessa Barreto/ O Queijo vai na Mala

Cachoeira do Meireles

Grande poço para banho e pequenas hidromassagens. Tem uma ampla área em pedra lisa que é ideal para ficar de boas, curtindo.

Hidromassagem natural na Cachoeira do Meireles Crédito da foto: Vanessa Barreto/ O Queijo vai na Mala

Outras cachoeiras mais conhecidas: Cachoeira do Pacau, Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira da Vargem do Sobrado. Veja mais sobre elas e outras AQUI.

O guia Gil Cunha e sua equipe tem roteiros para a maior parte delas, veja AQUI.

Ilha Parque de Aventuras

O Ilha oferece atividades de aventura como boiacross, stand up paddle e caiaque, além de rapel e cascanding em diversos pontos e cachoeiras da região.

Conheça Santa Rita de Jacutinga, a cidade das cachoeiras

Com o Guia Gil Cunha em nossa primeira experiência de boia cross – Crédito da foto: Vanessa Barreto/ O Queijo vai na Mala

Estivemos lá e experimentamos os três primeiros e contamos a experiência neste post.

Fazenda Histórica Santa Clara

Antiga Fazenda do Séc XVIII que já foi cenário de novelas e minisséries da Globo. Está muito bem preservada e é aberta à visitação. Vamos falar dela aqui numa próxima oportunidade!

A gigantesca Fazenda Santa Clara: imperdível – Crédito da foto: Vanessa Barreto/ O Queijo vai na Mala

Igrejinha do Alto

Gil Cunha nos sugeriu esta igrejinha para ver o pôr do sol. O Santuário Nossa Senhora Aparecida do Monte Calvário, que fica no topo do Monte Calvário é um excelente mirante para ver a cidade de Santa Rita do alto. A visão é de 180 graus, a 800 m de altitude.

Conheça Santa Rita de Jacutinga, a cidade das cachoeiras

Santa Rita vista do alto do Monte Calvário – Crédito da foto: Vanessa Barreto/ O Queijo vai na Mala

Para acessá-la precisamos subir um caminho em ziguezague de 1km. Dá pra ir devagar, no caminho tem 14 capelas que representam as 14 estações da via sacra e bancos, então dá pra parar e descansar.

Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia

Foi ao redor dela que a cidade de Santa Rita de Jacutinga se desenvolveu. A igreja é de 1832, mas passou por obras e ampliações ao longo dos anos, acompanhando o crescimento de moradores e fiéis.

Próximo à Matriz podemos também ver outros casarios históricos, como a Câmara de Vereadores e também o coreto e a Rua de Pedras, que conserva seu calçamento original.

Igreja Matriz – Crédito da foto: Vanessa Barreto/ O Queijo vai na Mala

Túnel que chora

Túnel que servia à antiga ferrovia que ligava Santa Rita ao Rio de Janeiro, ganhou este nome por ter uma mina em seu interior, que o deixa com o aspecto de estar sempre molhado. Passa só um carro por vez e dá pra passar a pé também.

Conheça Santa Rita de Jacutinga, a cidade das cachoeiras

Túnel que Chora – Crédito da foto: Vanessa Barreto/ O Queijo vai na Mala

Onde comer

Interior mineiro é lugar de comida no fogão à lenha e tivemos a oportunidade de provar dos sabores local em dois restaurantes diferentes:

Restaurante da Dona Tereza

O restaurante fica em zona rural, na Estrada do Barbosa e funciona mediante demanda. Passamos lá a caminho do Boqueirão da Mira e o guia César já avisou quantos seríamos para o almoço. A gente vai, passeia no Boqueirão e pára lá na volta para almoçar. Dona Tereza faz a comida de acordo com o número de pessoas acordadas. O almoço custa R$ 30,00 por pessoa à vontade e é bem gostoso. Atendimento familiar e muito afetuoso, gostamos muito. Pagamento em dinheiro.

Se você chegar lá sem avisar pode ser que dê a sorte de conseguir almoço, mas não é garantido, o ideal é ligar antes e combinar. Tel: (32) 98422-0758

Restaurante do Duque

Restaurante grande, amplo e com maior variedade. Funciona diariamente para almoço. Fica na Estrada de Santa Rita à Valença. O preço é fixo para comer à vontade ou pode pesar a comida. (Não lembro os valores, mas ambos pesamos e pagamos menos de R$ 50,00 com bebidas para nós dois).

Fica próximo à Fazenda Santa Clara, então a melhor pedida é conjugar o almoço lá com o passeio à fazenda. Aceita cartão.

Pizzaria e Cervejaria Sabor de Casa

Em nossa segunda noite em Santa Rita queríamos dar “um rolê” a noite e paramos na Pizzaria Sabor de Casa. Foi uma excelente pedida! Pizza com preço bom e deliciosa, além de ótimo atendimento. Aceita cartão.

Quer visitar Santa Rita de Jacutinga? Veja aqui contatos importantes:

Guia Gil Cunha – Um dos pioneiros do turismo em Santa Rita de Jacutinga, muitas das trilhas para as cachoeiras foram abertas por ele e seu pai. Está à frente da Pousada O Meu Canto, do Ilha Parque de Aventuras e também do Portal de Santa Rita e além disto preside a Rede Ibitipoca, um coletivo de empresários do setor que trabalha em prol do fortalecimento do turismo na região de Santa Rita e Ibitipoca.

Se você quer turistar em Santa Rita de Jacutinga ele pode te ajudar com praticamente tudo que você vai precisar! Tel: (32) 984073306

Portal de Santa Rita de Jacutinga

Pousada O Meu Canto

Nossos agradecimentos ao Guia Gil Cunha, ao Guia César e à toda equipe da Pousada O Meu Canto e Ilha Parque de Aventuras.

*Todos os valores citados neste post são de junho/2019.

COMENTÁRIOS