Menu
TV

‘Raios e trovões!’: os 25 anos do Castelo Rá-Tim-Bum relembrados em livro

14/11/2019 às 00:10
Tempo de leitura
2 min

‘Castelo Rá-Tim-Bum’ foi uma série de televisão brasileira infantil criada por Cao Hamburger, produzida e transmitida pela TV Cultura e exibida entre os anos de 1994 e 1997.

A série conta a história de uma milenar família de feiticeiros composta por Nino (Cássio Scapin); seu tio, Dr. Victor (Sérgio Mamberti), feiticeiro e cientista; e sua tia-avó Morgana (Rosi Campos). Eles moram num Castelo que também é habitado por um gato bibliotecário, um monstro roxo que vive nos esgotos ao lado da ratazana Godofredo, uma cobra cor-de-rosa, um relógio falante, um porteiro robô, entre outros.

Com o tempo, Nino ganha novos amigos que passam a frequentar o Castelo: Biba (Cinthya Rachel), Zequinha (Fredy Allan) e Pedro (Luciano Amaral). Além deles, o Castelo também recebe as ilustres visitas do entregador de pizza Bongô (Eduardo Silva), Etevaldo (Wagner Bello), Caipora (Patrícia Gaspar), Penélope (Ângela Dip) e o Dr. Abobrinha… Ops, Dr. Pompeu Pompílio Pomposo (Pascoal da Conceição).

A série estreou na TV Cultura em 09 de maio de 1994 e mesmo tendo passado 25 anos desde a estreia, ela ainda cativa corações e mexe com as memórias dos brasileiros. O Castelo Rá-Tim-Bum já ganhou uma versão cinematográfica, exposições, peças teatrais, musical e agora um livro.

No próximo dia 27 de novembro, o escritor e colunista Bruno Capelas vai lançar o livro “Raios e Trovões: A História do Fenômeno Castelo Rá-Tim-Bum”, pelo Grupo Editorial Summus, que conta os bastidores do programa infantil de maior investimento da TV Brasileira. O lançamento será na Livraria da Vila, em São Paulo. A obra já está disponível em pré-venda no site da editora.

Leia também: Rima em Prosa #4: Em entrevista exclusiva, Rashid fala sobre o disco “Tão Real”, fãs e produção