Menu

Circovolante, de Mariana, aparece no Programa Raul Gil, em homenagem a Dedé Santana

Artista do "Os Trapalhões" já esteve no Encontro Internacional de Palhaços, na Primaz de Minas, por cinco vezes.
04/04/2022 às 21:52
Tempo de leitura
4 min
Foto: Arquivo/Circovolante
Foto: Arquivo/Circovolante

A cidade de Mariana foi mais uma vez lembrada na rede de televisão aberta. Dessa vez, a Primaz de Minas foi citada no “Programa Raul Gil”, da SBT, no sábado, 2 de abril. O renomado apresentador homenageou o humorista Dedé Santana, que completa 86 anos de idade neste mês. Na exibição da homenagem foi citada a terceira edição do Encontro Internacional de Palhaços, feito pelo Circovolante, em território marianense, no ano de 2011, em que o artista do “Os Trapalhões” foi o homenageado oficial do evento.

Na 10ª edição do Encontro Internacional de Palhaços, em 2018, Dedé Santana também fez uma apresentação em Mariana, ao lado do palhaço Baiaco, que foi o homenageado oficial do evento. Raul Gil lembrou as passagens do humorista que também fez a “Praça é Nossa”, “Dedé e o Comando Maluco” e o “Turma do Didi”, no Circovolante. Veja a partir do minuto 35:30.

YouTube video

Xisto Siman, um dos organizadores do Encontro Internacional de Palhaços em Mariana e palhaço do Circovolante, relembra como começou a relação entre ele e Dedé Santana. Ele conta ao Mais Minas que os dois tinham um amigo em comum, Flávio Viana, do Circo Torricceli, de Santa Catarina, com quem se encontrou em uma apresentação no Rio de Janeiro e disse que tinha muita vontade de homenagear Dedé no tradicional evento de palhaços na Primaz de Minas.

“Nós éramos loucos para homenagear o Dedé Santana por ele ser o escada mais famoso do Brasil”, disse Siman. Escada é o palhaço que prepara a piada para o “Augusto” (palhaço engraçado), finalizar a piada. Flávio, então passou o contato de Xisto para o empresário do famoso humorista da televisão brasileira.

“Voltando do Rio para Mariana, ao descarregar o carro na nossa sede, eu recebo a ligação de um telefone privado. Era o Dedé Santana me dizendo que o Flávio Viana falou muito bem do Circovolante, do Encontro de Palhaços e que ele gostaria de vir para Mariana para conhecer. A gente fez os contatos e marcamos a data”, relata Xisto ao MM.

Assim que o evento foi marcado, Flávio informa Xisto que a data do Encontro Internacional de Palhaços daquele ano coincidia com o aniversário de 75 anos de Dedé Santana. “Eu não acreditei, ele aceitou vir para cá no seu aniversário de 75 anos. A gente, então, fez um cortejo, convidamos vários amigos palhaços de Minas Gerais e fizemos uma grande festa de aniversário para ele na Praça da Sé”, conta Siman.

Até então, aquele foi o maior público que o Circovolante reuniu em um Encontro Internacional de Palhaços. “Tinha gente nas ruas laterais, na escadaria, haviam 800 cadeiras na praça, o espaço estava completamente tomado. Foi muito lindo, porque o Dedé Santana é uma pessoa absolutamente carinhosa, generosa, afetuosa e ele tratou a gente tão bem que a partir daí, formamos mesmo um laço de amizade”, finaliza Xisto.

Dedé Santana voltou para Mariana em outros quatro encontros de palhaços. Em 2012, na quarta edição do encontro, ele também comemorou o seu aniversário na Primaz de Minas. Xisto disse que mantém contato com o renomado artista da televisão brasileira até hoje.

Circovolante, de Mariana, aparece no Programa Raul Gil em homenagem a Dedé Santana
Dedé Santana ao lado do palhaço Baiaco no 10º Encontro Internacional de Palhaços, em 2018 | Foto: Lincon Zarbietti/Circovolante

12º Encontro de Palhaços

Após dois anos, o Encontro Internacional de Palhaços volta a ser realizado de forma presencial. A 12ª edição do evento está marcado para acontecer entre os dias 8 e 12 de setembro, em Mariana. Na última vez que o evento aconteceu presencialmente, a Primaz de Minas recebeu mais de 40 trupes da América Latina.

O Encontro Internacional de Palhaços acontece anualmente desde 2008 e tem como picadeiro principal a cidade de Mariana. O evento tem como objetivo promover as artes circenses bem como a troca de experiências entre artistas tradicionais e contemporâneos. Com espetáculos, shows, exposições, palestras e debates, o encontro proporciona uma grande interação entre artista e público, fazendo com que as praças, ruas e teatros da cidade fiquem cheias de narizes coloridos.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 05/04/2022 às 09:03