Menu

UBM Ouro Preto recolhe doações de bijuterias para projeto social em bairros da periferia

13/04/2019 às 11:00
Tempo de leitura
3 min

No último dia 30 de março, aconteceu no bairro Santa Cruz o lançamento do projeto “Somos todas Marias” idealizado pela União Brasileira de Mulheres de Ouro Preto. O projeto nasceu a partir de outras iniciativas e, dentre suas atividades incluem oficinas de produção de bijuterias, rodas de conversa, atendimento jurídico e social sobre questões que envolvem a violência contra as mulheres.[Best_Wordpress_Gallery id=”19″ gal_title=”Somos todas Marias – UBM Ouro Preto”]

Para viabilizar o projeto, a UBM Ouro Preto, que é uma entidade sem fins lucrativos, está arrecadando bijuterias novas ou usadas para que sejam reaproveitadas em oficinas de restauração formadas por mulheres dos bairros da periferia de Ouro Preto. As pessoas interessadas em contribuir podem deixar os itens nas caixas distribuídas nos postos de coleta projeto em toda a cidade.

Além das bijuterias, são aceitos outros materiais, como linhas, agulhas, alicates, retalhos de tecidos e miçangas, que serão usados na restauração e confecção de novas peças.  É recomendado que os objetos sejam amarrados em sacos plásticos, para evitar a deterioração.

Segundo a presidenta da UBM Ouro Preto, Débora Queiroz, a iniciativa pretende promover práticas de empreendedorismo social com as mulheres, além de estimular a conscientização sobre questões da emancipação da mulher e do feminismo.

O objetivo do projeto é propiciar, às mulheres atendidas em visitas e atividades na comunidade, a oportunidade de transformar a realidade social na qual estão inseridas. “A vulnerabilidade social também é uma das formas de violência. Desse modo, com esse projeto inédito em Ouro Preto, nós estaremos construindo laços de solidariedade entre essas mulheres, além de criar uma oportunidade para a geração de renda”, explica Débora. A presidenta enfatiza ainda que o projeto vai atuar diretamente nos locais onde as mulheres estão inseridas. “O diferencial é que o trabalho de reconstrução das bijuterias será realizado no local onde elas vivem. Nós vamos aos territórios dessas mulheres”.

A próxima atividade do projeto acontecerá no dia 27/04, às 14:00,  na Casa de Cultura Negra de Ouro Preto.

Veja aqui onde deixar suas doações:

Câmara Municipal de Ouro Preto – Praça Tiradentes

Assufop – Associação dos Servidores da UFOP

Museu da Inconfidência – Praça Tiradentes

Mercearia do Cristiano – Bairro Santa cruz

Supermercado do Marquinho – Bairro Santa cruz

Unidade Básica de Saúde – Bairro Santa Cruz

Prefeitura Municipal de Ouro Preto – Gabinete do Prefeito

Mercearia do Wilson – Bairro Santa cruz

Empório Secos e Molhados – Bairro Cabeças

Mercearia do Enéas – Largo de Marília

Escola de Direito, Turismo e Museologia – UFOP

Para mais informações [email protected]

 

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:34