Menu

Ipatinga recebe oito cidades para Etapa Microrregional dos Jogos Escolares de MG

13/05/2019 às 07:00
Tempo de leitura
3 min

O município de Ipatinga se prepara para receber pela primeira vez, ainda neste mês de maio, uma etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2019). A organização é realizada pela Prefeitura em parceria com o Estado, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. A abertura oficial, com apresentação das delegações, está marcada para o próximo dia 27, às 8 horas da manhã, no ginásio Ely Amâncio, no Centro Cultural e Esportivo 7 de Outubro.

Nesta quinta-feira (9), aconteceu no auditório do 7º andar do prédio da Prefeitura de Ipatinga uma reunião técnica com representantes das nove cidades que estarão na disputa. Estiveram representando o município na reunião a secretária Adjunta de Cultura, Esporte e Lazer, Élida Azevedo; a gerente de Esportes Rayane Damasceno, e o diretor de Esportes, Bruno Rampinelli.

A reunião foi conduzida por Flaviane  Oliveira, agente técnica, representante da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

Além de Ipatinga, que participa das disputas com 12 escolas, sendo sete municipais e cinco estaduais, as cidades de Timóteo, Coronel Fabriciano, Antônio Dias, Marliéria, Jaguaraçu, Santana do Paraíso, Joanésia  e Belo Oriente também estarão disputando os jogos, no período de 27 a 30 de maio (segunda a sexta-feira). As competições acontecerão desde as 8h até às 18h.

O estudantes-atletas foram divididos em dois módulos: Módulo I (12 a 14 anos) – nascidos nos anos de 2005, 2006 e 2007, e Módulo II (15 a 17 anos) – nascidos em 2002, 2003 e 2004, nas categorias masculino e feminino.

Na etapa microrregional, participam os estudantes-atletas das modalidades coletivas (Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol) e, ainda, jogadores de Xadrez. Os campeões de cada modalidade coletiva e os quatro primeiros colocados do xadrez se classificam para a etapa regional. A disputa das outras modalidades se inicia na etapa regional.

O Xadrez será disputado no galpão do Parque Ipanema. Voleibol e Handebol serão disputados no ginásio da Associação Esportiva e Recreativa Usipa, enquanto as partidas de Futsal e Basquetebol serão no ginásio do 7 de Outubro.

Trata-se da maior competição escolar do país, e a etapa acontecerá no âmbito das 47 Superintendências Regionais de Ensino do estado.

O JEMG acontece em quatro etapas. A municipal é a primeira, de responsabilidade das prefeituras das cidades que queiram participar dos Jogos. Já as etapas microrregional, regional e estadual são realizadas pelo Governo de Minas Gerais e executadas pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.

Os campeões estaduais do JEMG representam o Estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições de âmbito nacional.

Última atualização em 19/08/2022 às 08:17