PUBLICIDADE

Universidade estadual lança graduação em Inteligência Artificial em MG com início previsto para 2026

Universidade estadual lança graduação em Inteligência Artificial em MG com início previsto para 2026

Graduação em IA é aprovada em Montes Claros com 20 vagas por semestre

PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai oferecer dois novos cursos de graduação: Inteligência Artificial e Engenharia Elétrica/Eletrônica. A novidade foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) da instituição na quarta-feira, 30 de julho.

As vagas para as primeiras turmas dos cursos serão oferecidas no vestibular próprio da Unimontes em 2026, assim como por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ambos os cursos estarão ligados ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET).

Além disso, foi aprovada a instalação do curso de Letras/Português no município de São Francisco. Com a decisão, chega a seis o número de novas graduações criadas na atual gestão da reitoria da Unimontes.

Formação em Inteligência Artificial

Com 20 vagas semestrais e início previsto para o primeiro semestre de 2026, o curso de Inteligência Artificial terá duração de quatro anos (oito períodos). A formação terá um perfil interdisciplinar, com foco em matemática, estatística e ciência da computação, e será combinada a disciplinas sobre ética, responsabilidade social e gestão.

PUBLICIDADE

Entre os conteúdos abordados estão:

Além do foco técnico, os alunos também terão contato com disciplinas voltadas ao entendimento do impacto social da tecnologia, capacitando-os para atuar de maneira crítica e criativa em áreas como saúde, indústria, finanças, educação, agronegócio e serviços.

Segundo a universidade, a proposta é formar profissionais capazes de resolver problemas complexos, propor soluções inovadoras e participar ativamente da transformação digital da sociedade.

Outras graduações aprovadas

Na mesma sessão do Conselho Universitário, foi aprovado o curso de Engenharia Elétrica/Eletrônica, que também contará com 20 vagas por semestre, com duração de cinco anos (dez semestres). A formação terá foco em sistemas elétricos, eletrônica digital, automação, circuitos, sistemas de controle e modelagem computacional.

Já o curso de Letras/Português, com sede em São Francisco, será mais uma opção no campo das humanidades, ampliando o acesso ao ensino superior na região Norte de Minas.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, enfatizou que os novos cursos são resultado de escuta qualificada da sociedade e compromisso com o futuro profissional dos estudantes:

“Os cursos de Inteligência Artificial e Engenharia Elétrica/Eletrônica foram criados em atendimento às demandas da comunidade e do mercado de trabalho. Com isso, a nossa universidade demonstra que está conectada com a inovação, a modernidade e as necessidades do mercado profissional”.

Expansão e inovação

Durante a atual gestão, a Unimontes já havia implantado os cursos de Psicologia, Farmácia, Cinema e Audiovisual, além do Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura no campus de Bocaiuva.

O diretor do CCET, José Augusto dos Santos Neto, explica que os novos cursos foram pensados com base na infraestrutura da universidade e nas tendências nacionais e internacionais de formação profissional.

“A proposta do curso de Inteligência Artificial é inovadora. Ele trará não apenas conteúdo técnico, mas também uma formação humanística, preparando os estudantes para os desafios éticos e sociais das novas tecnologias”, disse.

Sair da versão mobile