Menu

Mesmo com derrota, Itabirito garante vaga na semi do Troféu Inconfidência e na Série D de 2025

04/03/2024 às 11:39
Tempo de leitura
2 min
Itabirito confirma objetivo e se garante na primeira competição nacional de sua história. Foto: João Victor Zebral / Itabirito
Itabirito confirma objetivo e se garante na primeira competição nacional de sua história. Foto: João Victor Zebral / Itabirito

O Itabirito de Marcelo Caranhato foi até São João Del Rei no último sábado (2) para enfrentar o Athletic pela última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro. A partida era decisiva para o Gato do Mato já que, com uma combinação de resultados, a equipe poderia ficar de fora do Troféu Inconfidência e ainda perder a vaga para a Série D do próximo ano.

Com a derrota de Villa Nova e Patrocinense na última rodada, o Gato, mesmo com a derrota por 2×1 no Estádio Joaquim Portugal, garantiu vaga na próxima fase da competição e confirmou também, sua primeira participação em um torneio nacional já em 2025.

O jogo

O primeiro gol da partida saiu aos 10 minutos da primeira etapa. O goleiro Lucas Passarelli conseguiu realizar uma linda reposição de bola para Welinton Torrão, que ganhou na velocidade do zagueiro do Gato e rolou a bola para Jonathas, que livre, abriu o placar.

O Esquadrão seguiu pressionando o Itabirito em busca do segundo gol e aos 21 minutos, após análise do VAR, Jonathas marcou o seu segundo gol na partida, de pênalti, no canto do goleiro Elias.

Na reta final da primeira etapa, o Gato já almejava reduzir o dano para a segunda etapa. E aos 55 minutos, nos acréscimos, mais uma vez, a equipe diminuiu. Elias Curzel realizou um lançamento primoroso para Da Silva, o centroavante se desvencilhou da marcação e finalizou sem chances para Passarelli. 2×1.

Da Silva marcou o gol do Itabirito em São João Del Rei. Foto: João Victor Zebral / Itabirito

A segunda etapa foi um pouco mais morna, sem grandes chances para as duas equipes. Por fim, ambas garantiram vaga no Troféu Inconfidência, que se inicia no próximo final de semana.

YouTube video

Troféu Inconfidência

Com o fim da primeira fase, a Federação Mineira de Futebol (FMF), divulgou os confrontos das semifinais do torneio que dá vaga para a Recopa 2025, contra o Tombense, campeão do interior de 2024.

O Athletic visita o Uberlândia no próximo fim de semana, enquanto o Itabirito recebe o Pouso Alegre em Nova Lima. A Federação já disponibilizou as datas e horários de todos os confrontos, confira:

COMENTÁRIOS