Menu

Com saldo de 3.557 vagas, Itabirito é destaque na geração de empregos em 2020

Município aparece no ranking entre as 20 cidades que mais geraram oportunidades de empregos com carteira assinada no ano passado em todo o país
01/09/2021 às 21:44
Tempo de leitura
2 min
Foto:  Sanderson Pereira/PMI
Foto: Sanderson Pereira/PMI

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que Itabirito gerou 3.557 vagas em 2020, ficando o município entre as 20 cidades que mais geraram oportunidades de empregos com carteira assinada no ano passado em todo o país.

De acordo com a Prefeitura de Itabirito, além do superávit no saldo de empregos, no município foram abertos 574 microempreendedores individuais, os chamados MEIs, entre abril de 2020 e julho de 2021. Os dados são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

“A geração de empregos, somada a essa crescente formalização de MEIs, confirma o crescimento da nossa economia. Isso se deve, em grande medida, à segurança oferecida aos empreendedores, empresários e ao cumprimento do compromisso de apoiar o cidadão de Itabirito na busca de oportunidades no mercado de trabalho”, destaca o prefeito Orlando Caldeira, em uma nota publicada no site da prefeitura.

Na nota, a Prefeitura lembre que foi instituída a chamada Lei de Liberdade Econômica no município – Lei Municipal nº 3.514/2021, que tem como objetivo impulsionar a geração de emprego e renda na cidade aplicando novas regras para a redução da burocracia e flexibilização da abertura de empresas que desempenhem atividades de baixo risco.

Histórico na geração de empregos

Essa não é a primeira vez que Itabirito fica em destaque no saldo de geração de empregos. Entre janeiro e junho de 2020, por meio de dados registrados pelo Caged e divulgados pela Fundação João Pinheiro, foi possível observar que a cidade de Itabirito, com 1.229 novos empregos formais, teve o melhor saldo de geração de emprego naquele período, considerando o estado de Minas Gerais.

Naquele período, era o setor de construção o principal responsável pelo saldo positivo em Itabirito, já que muitas empresas de construção contrataram mão de obra local para trabalhos em grande obras em áreas da mineradora Vale.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:33