The news is by your side.

Vale afirma: Talude pode cair mas não deve atingir barragem em Barão de Cocais

Marcelo Barros, Diretor de Operações da Vale, divulgou um vídeo nas redes sociais oficiais da empresa fazendo um panorama sobre as informações referentes à barragem da Mina do Gongo Soco, em Barão de Cocais. No vídeo, Marcelo afirma que há possibilidade que o Talude da mina deslize para a cava da mina, não atingindo assim, a barragem de rejeitos.

Segundo informações da Agência Nacional de Mineração (ANM), o maior deslocamento registrado ocorreu nesta terça (28). A movimentação foi de 23,9 cm. Na última segunda-feira (27), a movimentação do talude era de 21,8 cm.

Entretanto, mesmo com o talude, provavelmente, não atingindo a barragem, o nível de risco de rompimento da estrutura, nomeada Sul Superior, continua no 3. De acordo com a Vale, o risco de nível 3 indica rompimento iminente.

Ainda de acordo com a nota da empresa mineradora, as obras no Talude foram suspensas, pelo risco aos trabalhadores. Já as obras de contenção, para caso a barragem se rompa, continuam. Veja o vídeo do Diretor de Operações da Vale:

Obras e prevenções pela Vale

Em nota, a mineradora afirmou que está fazendo obras de contenção caso a barragem venha a se romper. Veja um trecho da nota:

 “A maior das obras é a construção de uma espécie de bacia que, no caso extremo de rompimento da barragem, ajudaria a reter parte dos rejeitos de minério. Além disso, estão sendo colocadas telas e blocos de granito para diminuir a velocidade do rejeito”

De acordo com a vale, os moradores das áreas de Autossalvamento já foram todos realocados. Mais de 3 mil animais também foram evadidos dos locais de risco. Ainda segundo a empresa, diversas peças de Arte Sacra,que estavam em zonas de risco, foram realocadas.

A vida em Barão

Moradores de Barão de Cocais ficaram apreensivos com as notícias que a barragem da cidade poderia se romper. De acordo com uma das moradoras “Estamos vivendo em um clima de morte”. O prefeito da cidade Décio Geraldo dos Santos (PV), chegou a ajoelhar em uma sessão da câmara dos vereadores. Décio pediu ajuda para a cidade de Barão de Cocais: “seu povo está precisando de ajuda, o povo de Barão está morrendo das várias formas possíveis.”

Movimentação do talude

O Talude da mina de Gongo Soco em Barão de Cocais vem movimentando cada vez mais. Antes a estrutura se movia de 3 a 4 cm por dia, depois, na última quinta-feira (23), a movimentação subiu para 5 a 10 cm diários. Agora, o talude já se movimenta mais de 20cm por dia.