Menu

Vale divulga vídeo explicando situação de barragem prestes a se romper; assista

20/05/2019 às 10:49
Tempo de leitura
5 min

A Vale divulgou, na tarde do último domingo (19), vídeo e nota explicando a situação do talude da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais. O material tem como objetivo tranquilizar e informar a população, que está muito assustada. Nele a empresa detalha a situação da mina e as medidas adotadas para prevenção do rompimento.

A barragem da Mina de Gongo Soco, que já havia alcançado o nível 3, mais alto na escala de chances de rompimento, entrou em estado de iminente ruptura na última semana. A causa do problema seria a queda de uma grande rocha no interior da cava da mina. Com o impacto, o talude teria apresentado fissuras e uma movimentação diária de grandes proporções.

O vídeo

A Vale então divulgou um vídeo onde detalha a situação da mina e as medidas preventivas que vem tomando para evitar o rompimento. Veja:

YouTube video

Comunicado

A Vale também divulgou comunicado sobre a situação. Leia:

“VALE ESTE – Vale esclarece sobre mina Gongo Soco

(Trecho alterado: O nível de alerta da Barragem Sul Superior foi elevado para 2 no dia 8 de fevereiro)

Assim que identificou movimentação no talude Norte, na cava da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), paralisada desde 2016, a Vale informou imediatamente as autoridades competentes e vem tomando uma série de medidas necessárias para informar a população sobre a situação na cava e na barragem Sul Superior, que fica aproximadamente a 1,5 km de distância do talude.

Cabe ressaltar que não há elementos técnicos até o momento para se afirmar que o eventual escorregamento do talude Norte da Cava da Mina Gongo Soco desencadeará gatilho para a ruptura da Barragem Sul Superior. Mesmo assim, a Vale está reforçando o nível de alerta e prontidão para o caso extremo de rompimento.

Adicionalmente, seguindo recomendação do Ministério Público de Minas Gerais, a Vale intensificará a veiculação de informações em rádios da região e por meio de panfletagem. Além disso, um novo simulado de evacuação será realizado neste sábado, dia 18 de maio, às 15h para reforço de treinamento da população de Barão de Cocais. As equipes da Vale vão apoiar a realização do simulado, que será conduzido pela Defesa Civil.

A Vale utilizou, ainda, meios de comunicação de massa para divulgar a situação na mina Gongo Soco. Foram enviadas notas para a imprensa nacional e regional, publicadas informações em redes sociais da empresa (incluindo postagens patrocinadas para aumentar a visibilidade das informações nas regiões possivelmente afetadas), além de informes para grupos de WhatsApps de comunidades das ZAS e das ZSS.

O nível de alerta da Barragem Sul Superior foi elevado para 2 no dia 8 de fevereiro. Desde então, a Vale vem mantendo interlocução com as comunidades, prefeituras, defesas civis, empresas e demais órgãos competentes da região. A empresa realizou simulados de emergência com moradores da Zona de Segurança Secundária (ZSS) dos municípios de Barão de Cocais (25/3), Santa Bárbara (29/3) e São Gonçalo do Rio Abaixo (3/4). Foram instalados sete pontos de encontro em Barão de Cocais com funcionamento 24 horas por dia.

A Vale reitera o seu compromisso com os moradores da região e os manterá informados sobre as próximas ações e os acontecimentos que envolvem a sua segurança. A cava e a barragem são monitoradas 24h por dia.

Ações já realizadas

A barragem Sul Superior está em nível 3 desde 22 de março. Em 8 de fevereiro, cerca de 400 pessoas da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem – comunidades de Piteiras, Socorro, Tabuleiro e Vila do Gongo – haviam sido removidas preventivamente e foram acolhidas em moradias provisórias alugadas pela Vale, hotéis, pousadas da região e casa de familiares, respeitando a vontade de cada um.”

Recomendações

No último dia 16, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) divulgou um documento produzido pela Vale, sobre a situação do talude. Consta no registro que se a movimentação continuar nas mesmas proporções, a barragem poderá se romper até o dia 25 de maio.

Pensando no risco de rompimento, o MPMG recomendou então que a Vale adotasse imediatamente uma série de medidas para deixar claro à população local os riscos a que ela está sujeita. O vídeo e o comunicado fazem parte das ações informativas.

Interdição de ferrovia

A situação em Barão de Cocais é tão preocupante que a mineradora Vale anunciou na última quinta-feira (16), que o embarque de passageiros no trem que circula na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) será alterado por tempo indeterminado. A Ferroviária contorna a Cava da Mina de Gongo Soco, onde está a Barragem Sul Superior.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:12