Menu

Lavar com água quente ou fria? mitos e verdades sobre os cabelos

04/12/2018 às 07:40
Tempo de leitura
4 min

Lavar os cabelos é um ritual de higienização, cuidado e beleza. A preocupação vai desde a escolha dos produtos ao momento de literalmente colocar a cabeça em baixo d´água. E por conta disso, muitos mitos circulam a cerca desdes cuidados.
Antes de qualquer coisa, precisamos entender (principalmente as mulheres), que não existe um padrão de cabelo ideal, os mitos já começam a surgir aí, o padrão de cabelo ideal para as mulheres, atualmente imposto pela mídia é o cumprido e liso, mas, isso não significa que temos a obrigação de seguir essa “forma”. Eu vim te contar que esta tudo bem você ter o cabelo encaracolado, curto, crespo, black power, trançado, careca, etc. Estamos vivendo numa era de empoderamento da mulher, onde é possível libertar-se dos esteriótipos que por tantos anos nos prenderam e nos impediram de ser feliz. O cabelo da mulher ainda é um terreno a ser conquistado, o mais importante de tudo é olharmos no espelho e nos sentirmos bem, sem que haja a necessidade de aprovação exterior. Se aceitar e se amar faz toda a diferença na qualidade de vida das pessoas, a não aceitação do corpo, cabelo, pele, pode acarretar em uma série de transtornos psicológicos: ansiedade, síndrome do pânico e depressão, a doença do século.

Cabelo loiro cacheado.

Cabelo loiro cacheado (foto: divulgação/Pixabay).


Fechando esse parêntese e voltando aos cabelos, lavar com água quente ou fria? Cortar as pontas faz o cabelo crescer realmente? Vamos saber agora!

Mitos e verdades sobre os cabelos

1- Qual é a temperatura ideal para lavar os cabelos?
Há uma discordância entre os profissionais que cuidam dos cabelos, alguns cabeleireiros acreditam que água morna ou quente são melhores, pois, além de deixar mais limpos, abrem as escamas, permitindo assim maior absorção dos produtos que serão aplicados.
Outros já defendem uma tese mais técnica com relação a lavagem, eles acreditam que os cabelos devem ser lavados com água fria, pois, se lavados com água morna ou quente, a água quente provoca inchaço na cutícula do fio, deixando o cabelo mais poroso (opaco), por isso ele vai refletir menos na luz o que tira o brilho dos cabelos. Um outro de não suar água quente é que ela pode estimular a oleosidade do couro cabeludo, o que pode provocar fungos, enfraquecimento e queda do cabelo. Outro grande problema em lavar os cabelos com água quente ou morna, segundo especialistas, é a caspa, pois, ao lavar os cabelos com água quente, acontece uma descamação do couro cabeludo, ou seja, a primeira camada morre, logo o cabelo começa a descascar, essa descasca é a caspa.
O ideal seria lavar os cabelos com água morna, realizar a hidratação ou tratamento, e na hora de enxaguar, usar água fria.
2 – Devo sempre estar cortando as pontas dos cabelos?
A maioria das mulheres não gostam de cortar os cabelos, mas, quando chegam ao salão, a primeira coisa que houvem é “precisa tirar essas pontinhas pro cabelo crescer”, mas, será que precisa mesmo? Cortar as pontas auxilia no crescimento do cabelo? Saberemos agora.
O cabelo é composto basicamente por duas partes, a parte viva que é o couro cabeludo ligado a cabeça, e a parte morta, que é a fibra capilar ( o comprimento do cabelo). Tudo o que o nosso corpo consome em termos de vitamina, sais minerais, etc, a parte viva do cabelo recebe, uma vez que o cabelo saiu desta região, ele passa a ser a parte morta e não tem mais relação alguma com o organismo. O couro cabeludo não tem conexão alguma com as pontas do cabelo, logo isso “cortar as pontinhas pro cabelo crescer” é um mito.

Cortar as pontas faz o cabelo crescer?

Cortar as pontas faz o cabelo crescer? (foto: divulgação/Pixabay).


Geralmente o cabelo cresce cerca de 1 cm ao mês, totalizando 12 cm ao ano, é comum que as pontas fiquem mais ressecadas e quebradiças, então, cortá-las vai entregar ao cabelo uma aparência mais saudável e bonita, e a partir daí entra este mito, parece que o cabelo está crescendo mais forte.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 09:54