Sister Rosetta Tharpe, a mulher negra que criou o rock n’ roll
Quando alguém fala sobre a origem do rock, logo se ouve sobre Chuck Berry, Little Richards ou mesmo Elvis Presley.
Mas, antes de todos eles, o gênero musical teve uma mãe: Sister Rosetta Tharpe, uma mulher negra e cristã.
Para se ter ideia, o termo “rock n’ roll” surgiu na renomada revista Billboard ao descrever suas performances.
Sister Rosetta tocava guitarra, era cantora gospel, mas também tinha influências do jazz e do blues, que fizeram com que ela criasse um estilo próprio.
Tharpe foi pioneira em sua técnica de guitarra, sendo uma das primeiras artistas populares a usar distorção pesada no instrumento, pressagiando a ascensão do blues elétrico.
Desde muito cedo, Rosetta demonstrava seu talento como guitarrista, cantora e compositora, mostrando ser um grande talento musical ainda muito nova.
Aos seis anos de idade ela passou a viajar com sua mãe pelo país, tocando em concertos de música gospel com outros artistas.
Seu sobrenome Tharpe veio de um erro ortográfico quando se casou com o Reverendo Tommy Thorpe, com apenas 19 anos.
Após a separação, em 1938, Sister Rosetta se mudou para Nova York acompanhada de sua mãe.
Apesar do desconforto, com apenas 25 anos, a cantora já estava entre os melhores artistas da época, sendo muito popularizada com sua inovação ao misturar jazz, blues e o que viria a ser chamado de rock posteriormente.
Em 1944, Sister Rosetta lança o que até hoje é considerado por muitos especialistas a primeira canção do rock. “Strange things happening everyday”, que foi a primeira música gospel a ganhar destaque na lista do “Harlem Hit Parade” da Billboard.
Existem algumas hipóteses para explicar o motivo do desaparecimento de Sister Rosetta Tharpe na mídia.
A preferência por temas religiosos por parte da cantora, bem como a ascensão dos músicos brancos de rock que atraíram a atenção da indústria musical são uma das teses que explicam o declínio da artista.
A cantora morreu na Filadélfia em 1973, após sofrer um AVC. Em 2008, o então governador da Pensilvânia decretou feriado no dia 11 de janeiro, conhecido como “Sister Rosetta Tharpe’s Day”.
Coincidência? Conheça a relação entre o sobrenome de Dinho, do Capital Inicial, com Ouro Preto
Xamã comemora ônibus de graça em Mariana (MG)
Como ficam os direitos autorais e de imagem depois que uma pessoa morre