Menu

WhatsApp Pay: veja o que é e como funciona a nova função de pagamentos no aplicativo

16/06/2020 às 21:41
Tempo de leitura
3 min

O Facebook está dando um grande impulso no WhatsApp, possibilitando aos usuários a capacidade de enviar dinheiro através do aplicativo de mensagens mais usado no mundo. Este é um passo ainda maior para integrar o mensageiro em um ecossistema maior de aplicativos.

O novo recurso estará disponível inicialmente aos usuários brasileiros, conforme anunciou o WhatsApp nessa segunda-feira (15). Isso significa que será possível enviar dinheiro diretamente pelo aplicativo ou fazer uma compra de uma empresa local sem precisar sair do bate-papo.

O Brasil tem mais de 120 milhões de usuários do WhatsApp, de acordo com o último dado disponibilizado pela empresa, em 2017 e já se tornou comum por aqui escrever espontaneamente em uma empresa no WhatsApp para fazer uma pergunta sobre determinado produto, especialmente nesse período de quarentena. Agora, os clientes não só poderão visualizar o catálogo de uma loja via WhatsApp, como também fazer pagamentos pelos pedidos.

Como funciona?

No estado atual, esse serviço de pagamento já é suportado por três bancos diferentes: Banco do Brasil, Nubank e Sicredi (este último também inclui a conta digital Woop). Além disso, para garantir a segurança das transações, um PIN de 6 dígitos deve ser inserido a cada vez ou até por meio de uma impressão digital, certamente mais seguro e impossível de esquecer.

Os pagamentos do WhatsApp são baseados no Facebook Pay, portanto é necessário configurar o Facebook Pay para usar o recurso de pagamentos no WhatsApp. No futuro, o grupo deseja permitir que indivíduos e empresas usem os mesmos dados do cartão em toda a família de aplicativos do Facebook.

Segundo o Facebook, o aspecto de segurança teve prioridade máxima ao desenvolver a função de pagamento. É necessário um PIN ou impressão digital especial de seis dígitos para evitar transações não autorizadas. Para começar, o Facebook suporta cartões de débito e crédito dos três bancos mencionados acima. Atualmente, também está trabalhando com a Cielo, fornecedora líder de processamento de pagamentos no Brasil. Um modelo aberto foi projetado para trazer mais parceiros a bordo no futuro.

O envio de pagamentos e o pagamento de compras via WhatsApp são gratuitos para transferências entre usuários, mas os bancos podem cobrar uma taxa de processamento para receber pagamentos de clientes.

Há limite?

Contas pessoais podem enviar até R$ 1.000,00 (mil reais) por transação e receber até 20 (vinte) transações por dia, ou R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por mês. O banco pode estabelecer outros limites para o envio e o recebimento de dinheiro. Se você tem uma empresa e deseja receber pagamentos ilimitados de clientes, será necessário que baixe o app WhatsApp Business.

Outras dúvidas:

Você tem outras dúvidas? Neste link você poderá encontrar respostas para outras perguntas. É importante ressaltar que a nova função está sendo introduzida aos usuários brasileiros gradativamente.

COMENTÁRIOS