Take a fresh look at your lifestyle.

Divulgadas as primeiras atrações da XVIII Festa do Vinho de Catas Altas

1

A XVIII Festa do Vinho de Catas Altas será realizada de 18 a 20 de maio de 2018, na Praça Monsenhor Mendes. Na semana passada, a Prefeitura de Catas Altas confirmou duas atrações que farão parte da programação da festa. São elas: Zé Geraldo e Orquestra Ouro Preto.

A Orquestra Ouro Preto se apresentará na sexta-feira (18/05). No concerto, a orquestra vai promover o diálogo entre os universos da música erudita e popular, fazendo uma viagem sonora pela biografia musical dos Beatles unindo no mesmo palco, uma banda de rock a uma orquestra de cordas.

orquestra ouro preto
Orquestra Ouro Preto pela Turnê Nacional SulAmérica – lançamento do álbum Música para Cinema em
21 de abril de 2018 (Foto: Íris Zanetti)

Com canções como Day tripper, Yesterday, Help, Eleanor Rigby, Something e Hey Jude no repertório, o concerto já passou por Liverpool, na Inglaterra, durante a International Beatle Week, semana dedicada ao grupo britânico.

O músico Zé Geraldo também se apresenta na sexta-feira, 18 de maio. Zé Geraldo, nascido na Zona da Mata, produziu um grande repertório ao longo dos seus 30 anos de trabalho como músico e hoje totaliza 16 discos lançados. Vencedor de diversos festivais, seu perfil apresenta traços do clássico estilo da música popular brasileira, além do rock e da música caipira.

zé geraldo
Foto: reprodução da internet

Zé canta hits, como Cidadão, Senhorita, Dando Milho Aos Pombos, Quatro Cantos da Saudade, entre outros.

XVIII Festa do Vinho de Catas Altas

A 18ª edição da Festa do Vinho de Catas Altas vai resgatar as suas origens. O evento de 2018 vai dar mais destaque ao vinho catas-altense fabricado há mais de 120 anos.

O resgate e a valorização da produção artesanal que foi passada de geração a geração era uma das maiores reivindicações em relação a festa.

Com foco maior no vinho, o evento deste ano vai sofrer algumas alterações com uma programação diferenciada, porém, mantendo a qualidade.

“A festa será mais charmosa e confortável. Nossos visitantes terão oportunidade de experimentar a verdadeira Catas Altas, com toda sua história, sua cultura e sua arquitetura. Além disso, será um momento para, realmente, podermos apreciar nosso produto que é tão conhecido”, destaca o secretário de Turismo e Cultura Lucas Nishimoto.

A decisão em resgatar o conceito da festa criada em 2001 foi tomada em uma reunião entre os realizadores do evento: a Prefeitura de Catas Altas e a Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart).

Na ocasião, foram discutidas as argumentações do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), que indeferiu o projeto apresentado para a festa deste ano. O instituto alegou que a grande estrutura e o palco com som de grande porte, virado para a igreja Matriz, poderiam estar abalando a estrutura dos casarios no entorno da Praça Monsenhor Mendes.

Os realizadores, então, tiveram que decidir entre manter a festa na praça, mas com uma estrutura menor, de modo que não influencie no conjunto arquitetônico, ou manter o que vinha sendo realizado, mas em outro local, como a área de eventos.

Após discussão e votação, a maioria absoluta dos associados preferiu manter a festa na praça. “O charme da festa do vinho é o local onde ela sempre foi realizada. Sem o conjunto arquitetônico em volta, perderia todo o sentido e a concepção que havia sido pensada para ela. Nossa preocupação é manter o evento, mas também preservar nosso maior patrimônio que é a nossa cultura e nossa história estampada nesses casarios”, destaca o prefeito José Alves Parreira.

Neste ano, a festa, que conta com shows, feira gastronômica e concurso para eleger a melhor bebida da cidade, será realizada nos dias 18, 19 e 20 de maio, na Praça Monsenhor Mendes.

Fonte: Página da Prefeitura Municipal de Catas Altas

Leia também:

1 comentário
  1. montador de móveis Campinas Diz

    Show de Bola!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Facebook
error: Conteúdo Protegido!