Menu

As moedas raras do Reino Unido: relíquias históricas de valor inestimável

29/09/2023 às 07:54
Tempo de leitura
4 min
Foto: The Royal Mint
Foto: The Royal Mint

No universo das moedas, o Reino Unido guarda segredos valiosos em seus exemplares raros de duas libras, cinquenta pences e outras ainda em circulação. Mas e quanto àquelas preciosidades monetárias que já não são mais utilizadas? Moedas históricas, talvez, escondidas no fundo do sofá ou em alguma gaveta esquecida?

As moedas raras do Reino Unido: relíquias históricas de valor inestimável
Foto: The Royal Mint

É evidente que uma moeda que remonta à Grã-Bretanha romana terá um valor substancial, mas é improvável que você tenha uma delas guardada em casa; muitas dessas relíquias repousam nos salões dos museus.

Entretanto, tratamos aqui de moedas que, embora ausentes da circulação atual, poderiam, porventura, cair em suas mãos.

+ DESCOBERTA! Moeda rara em plataforma brasileira é vendida por R$ 10 mil

A Soberana de George V de 1917, cunhada na Casa da Moeda de Londres

A Soberana de George V de 1917, cunhada na Casa da Moeda de Londres
Foto: The Royal Mint

Essas moedas, que possuíam um valor nominal de uma libra, hoje podem alcançar até15.000 libras em leilões, para aqueles sortudos que encontrarem exemplares bem preservados. Este exemplar particularmente valioso – tornando-se ainda mais raro pelo fato de não terem sido produzidos muitos deles – foi emitido durante a Primeira Guerra Mundial e permaneceu em circulação até 1932 como parte da moeda-padrão de ouro da Grã-Bretanha.

Surpreendentemente, é possível adquiri-las “novas” diretamente da Royal Mint, embora esse privilégio exija um investimento de 430 libras.

A Penny de George V de 1933

A Penny de George V de 1933
Foto: The Royal Mint

Essas moedas extremamente raras são consideradas uma das peças de moedas mais valiosas existentes, contudo, boa sorte para quem deseja pôr as mãos em uma delas: estima-se que apenas sete foram produzidas. Se, porventura, você estiver entre os pouquíssimos sortudos que possuem uma dessas moedas – que nunca foram destinadas à circulação – elas têm um valor estimado em cerca de 72 mil libras.

O Threepence de latão de Edward VIII de 1937

O Threepence de latão de Edward VIII de 1937
Foto: Old Currency Exchange

Assim como a penny de George V mencionada anteriormente, essas moedas de três pences também eram protótipos – uma moeda não aprovada para lançamento geral, mas criada para avaliar o design de uma moeda. Apenas dez dessas foram produzidas, e se isso já não as torna escassas o suficiente, Edward VIII abdicou menos de um ano após o início de seu reinado, tornando as moedas obsoletas.

Em leilões, podem atingir a impressionante quantia de 45 mil libras.

A Prata de 2p (1971 a 1992)

A Prata de 2p (1971 a 1992)
Foto: eBay / cornwall-emporium

A tonalidade distinta do cobre da antiga moeda de 2 pences facilita a identificação se você possuir algumas dessas preciosidades impressas no material errado. Uma moeda de dois pences de prata datada entre 1971 e 1992 pode valer entre 200 e mil libras. Em 2016, uma moeda de 2 pences de prata que quase foi descartada como falsa, após ser descoberta em uma lata de coleta de caridade, foi vendida em leilão por 1.350 libras – quase 70 mil vezes mais do que o valor real da moeda.

A Moeda de 2p de “New Pence” de 1983

A Moeda de 2p de "New Pence" de 1983
Foto: eBay / cornwall-emporium

Uma das moedas “raras” mais conhecidas, esta de 2 pences pode não parecer empolgante para não colecionadores à primeira vista, mas quando se considera que já foram avaliadas entre 1.000 e 1.350 libras no passado, o entusiasmo pode aumentar. As moedas de 2 pences cunhadas entre fevereiro de 1971 e 1982 deveriam apresentar “New Pence” na frente, enquanto aquelas cunhadas após 1982 deveriam mostrar “Two Pence”. Um erro em 1983 resultou em uma produção com a inscrição antiga, o que as torna valiosas para os colecionadores.

A Moeda de Dois Pounds em Ouro das European Championships de Futebol de 1996

A Moeda de Dois Pounds em Ouro das European Championships de Futebol de 1996
Foto: Amazon

Apenas cerca de 2.000 dessas moedas comemorativas foram produzidas para celebrar a Euro ’96 – que aconteceu na Inglaterra – tornando-as extremamente raras. O design apresenta uma bola de futebol com a data e 16 pequenos pontos para representar as equipes que participaram do torneio. Se você encontrar uma dessas, segure-a: elas podem valer até 1.700 libras em um leilão.