Concurso INSS 2023: edital lançado? quantas vagas?

por Daniel Santos

O Concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está para ser lançado recentemente e pode oferecer mais de 1.000 vagas para diversos cargos. O concurso é destinado a candidatos que desejam trabalhar em áreas como auditoria, contabilidade, direito, economia, estatística, informática, medicina, recursos humanos, serviço social e tecnologia da informação.

INSS prepara concurso público com mil vagas
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Continue lendo para entender tudo sobre.

Sobre o INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia federal brasileira, vinculada ao Ministério da Economia, responsável por administrar o Regime Geral de Previdência Social.

O INSS é responsável por garantir aos trabalhadores brasileiros acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, entre outros. Além disso, o INSS também é responsável por arrecadar os contribuintes e recolher os tributos previdenciários. O INSS também oferece serviços de atendimento ao público, como a emissão de carteiras de trabalho, a concessão de benefícios previdenciários, a emissão de guias de pagamento, entre outros.

Vale lembrar que o órgão também é responsável por fiscalizar e controlar o cumprimento das obrigações previdenciárias por parte dos empregadores, como a contribuição previdenciária, a emissão de guias de recolhimento, entre outras.

Quais são as principais exigências do Concurso INSS 2023?

O Concurso INSS 2023 exige que os candidatos cumpram os seguintes requisitos:

1. Possuir nacionalidade brasileira;

2. Ter idade mínima de 18 anos;

3. Possuir diploma de nível superior em qualquer área de formação;

4. Ter Carteira de Identidade e CPF válidos;

5. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;

6. Não ter sido condenado por crime doloso;

8. Não ter sido excluído de concurso público;

10. Não ter sido afastado de cargo efetivo por decisão judicial;

11. Não ter sido condenado por improbidade administrativa;

12. Não ter sido condenado por prática de ato de corrupção;

Como se preparar para o Concurso INSS 2023?

O Concurso INSS 2023 é uma grande oportunidade para aqueles que desejam ingressar na carreira de servidor público. Para se preparar para o concurso, é importante que os candidatos se dediquem ao estudo e à preparação para as provas.

Primeiramente, é importante que os candidatos conheçam bem o edital do concurso. O edital contém informações importantes sobre o conteúdo das provas, o número de vagas, os requisitos para participar, entre outras informações.

Em seguida, é importante que os candidatos se dediquem ao estudo. É importante que os candidatos estudem os conteúdos específicos para o concurso, como direito administrativo, direito constitucional, direito previdenciário, entre outros. Além disso, é importante que os candidatos façam simulados para se familiarizar com o formato das provas.

Por fim, é importante que os candidatos mantenham uma boa saúde física e mental. É importante que os candidatos mantenham uma boa alimentação, pratiquem exercícios físicos e descansem adequadamente para manter o foco nos estudos.

Com essas dicas, os candidatos estarão mais preparados.

A partir do lançamento do edital do Concurso INSS 2023, espera-se que o número de vagas oferecidas seja alto. Fique por dentro das notícias do Mais Minas, afinal, temos um editorial único para concursos públicos.

ARTIGOS RELACIONADOS