A Prefeitura realiza o Projeto Pastel de Angu – Patrimônio Imaterial de Itabirito, em que os alunos da Pré Escola Vovó Ana, Creche Cantinho Feliz e Escola Municipal Laura Queiroz puderam aprender um pouco da história do modo de fazer o Pastel de Angu, consagrado como Patrimônio Imaterial de Itabirito desde 2010.
Cerca de 140 alunos participaram das oficinas, que aconteceram entre os dias 30 de setembro e 01 de outubro. As responsáveis por transmitir a cultura aos alunos foram as mantenedoras Conceição de Paula Moreira, Nilda Jeneire Silva e Inês de Souza Lima, que contaram um pouco da história desse bem imaterial de Itabirito. O trio ainda ensinou os alunos a manusear a massa, além de mostrar como é feita a famosa “bordinha“ do pastel.
Além de saber todos os segredos que envolvem a receita do pastel mais famoso da cidade, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre o Patrimônio Cultural de Itabirito, em lições sobre os bens tombados e registrados no município, ressaltando a importância da preservação e conservação do Patrimônio Cultural. “Transmitir para as crianças o aprendizados sobre os bens patrimoniais da cidade é valorizar a identidade e memória que compõem o patrimônio de Itabirito, possibilitando, assim, sua apropriação, salvaguarda e preservação”, destacou Alessandra Baêta, da divisão de Memória e Patrimônio de Itabirito.
Finalizando as atividades, os alunos que participaram das oficinas puderam degustar essa iguaria de Itabirito.
Leia também: Festa do Pastel de Angu movimenta a economia e resgata a cultura de Itabirito