Menu

Início dos Jogos Escolares movimentam a cidade de Itabirito

19/03/2024 às 17:18
Tempo de leitura
2 min
Foto: Prefeitura de Itabirito
Foto: Prefeitura de Itabirito

Começou na última segunda-feira (18) no Poliesportivo Pedro Cardoso, a etapa municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer, em conjunto com a Secretaria de Educação.

Importância do esporte para os adolescentes

Os jogos escolares vão muito além da prática esportiva, e acabam estimulando o trabalho em equipe, a disciplina e a socialização dos estudantes, desenvolvendo habilidades lúdicas e cognitivas aos adolescentes. Nesta edição o Ginásio recebe modalidades como Futsal, Handebol, Basquete e Vôlei.

O incentivo à prática esportiva dentro das escolas é um grande estímulo a boa qualidade de vida dos jovens, contribuindo para uma maior longevidade e claro, na saúde à curto, médio e longo prazo. Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) a atividade física regular é fundamental para prevenir doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como as cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes, etc.

Futuro e presente

Para a secretária de Educação, Iracema Mapa, os jogos escolares são a porta de entreada para as competições e pode revelar um futuro de sucesso aos jovens itabiritenses. A programação da etapa municipal vai até o dia 22 de março e os classificados representarão a cidade na fase microrregional, em maio, que também acontecerá na cidade.

Lucas Carvalho, diretor de eventos da Secretaria de Esportes e Lazer, também ressaltou a importância dessa semana de atividades extraclasse aos alunos:

Os Jogos Escolares são uma forma muito interessante de integrar esporte e educação. Temos a oportunidade de revelar atletas, além de proporcionar aos alunos trocas de experiências fora da escola. A educação e o esporte só têm a ganhar com mais essa edição

Última atualização em 19/03/2024 às 17:19