Menu

Jusant (2023): Resenha de aventura indie

16/12/2023 às 18:16
Tempo de leitura
4 min
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Muitas vezes, os projetos independentes são imerecidamente ignorados pelos jogadores, e não é à toa! Afinal de contas, a maioria deles tem suas próprias ideias exclusivas e sua própria vibração especial. Recentemente, o estúdio francês DON’T NOD lançou um jogo de plataforma de quebra-cabeça incomum, Jusant, no qual o jogador precisa escalar uma torre gigante e resolver o mistério da civilização local.

O jogo é caracterizado por uma atmosfera misteriosa e imagens fantásticas. Duas semanas após o lançamento, o Jusant já tem um impressionante feedback positivo de 96% no Steam. Até mesmo o cassino que aceita cartão de crédito prestou atenção a esse projeto com enredo e mecânica incomuns. Bem, sugerimos que escalem juntos a rocha misteriosa e descubram o segredo do sucesso desse jogo maravilhoso.

Sobre o jogo

Jusant é um jogo de quebra-cabeça indie atmosférico no qual você explora uma torre alta, melhorando seu equipamento e resolvendo quebra-cabeças, subindo constantemente. O jogo oferece uma experiência de escalada incomum e a oportunidade de descobrir os segredos do passado, além de desfrutar de um cenário bonito e colorido e de uma ótima trilha sonora. Jusant tem uma mecânica de jogo interessante, gráficos agradáveis e uma história intrigante. Você não viajará sozinho, mas na companhia do divertido Bulka, sobre o qual falaremos separadamente.

Enredo

O enredo do jogo não tem muita pressa em revelar ao jogador sua história envolta em mistério. Durante sua ascensão, você encontrará os restos de assentamentos do povo local misterioso e descobrirá o motivo da grande seca que ocorreu nessas regiões. Você também pode aprender sobre a história da civilização por meio de cartas deixadas pelos habitantes da Torre, espalhadas pelos níveis do jogo, que falam sobre a vida e os eventos do passado. Entretanto, com o passar do tempo, o texto das cartas fica cada vez maior e você se cansa de lê-las.

Jogabilidade

A jogabilidade do Jusant é bastante meditativa. O jogador precisa subir os diferentes níveis da Torre, melhorando o equipamento e monitorando a resistência, enquanto explora os vestígios de uma antiga civilização. Observe que o ambiente sonoro e o design dos locais são trabalhados em um nível muito alto.

O terreno está em constante mudança, juntamente com novas mecânicas, que também são bem pensadas e interessantes. O alpinismo não é nada entediante e o encanta até o final do jogo. Além disso, a atmosfera misteriosa do jogo merece elogios especiais, pois o incentiva a subir cada vez mais alto, a olhar para todos os cantos e a procurar vestígios da expedição que se dirige à Nuvem.

O protagonista tem um parceiro engraçado – uma criatura misteriosa que o ajudará em sua difícil jornada. Ele é capaz de despertar a natureza criando um eco, graças ao qual as plantas locais lhe darão suas raízes, por meio das quais você poderá escalar e avançar ao longo da trama. Seu companheiro também pode iluminar itens-chave, colecionáveis e de história. Ele complementa e se encaixa muito bem no jogo, diluindo a jogabilidade principal e evitando que você fique entediado.

Gráficos

Vamos observar separadamente os incríveis gráficos do Jusant. São bastante coloridos e projetados em um estilo indie incomum. O jogo foi criado com o mecanismo Unreal Engine 5, e isso pode ser sentido imediatamente. A imagem é muito agradável e saturada com todas as tecnologias visuais modernas.

No entanto, isso também é uma pequena desvantagem, pois o Jusant tem requisitos bastante sérios para o seu “hardware”, especialmente para a placa de vídeo. Até mesmo a RTX 4090 mal consegue “puxar” o jogo em 4K e 60FPS nas configurações gráficas máximas, portanto, antes de comprar o jogo, certifique-se de que seu sistema de jogos possa lidar com ele.

Veredicto

Se você está entediado com os grandes blockbusters de jogos e quer jogar algo especial e incomum, então o Jusant é exatamente o que você precisa. A novidade surpreendeu agradavelmente com o design, a história e a imagem de alta qualidade do jogo, além da experiência única de um alpinista.

A jogabilidade comedida e meditativa, os gráficos coloridos, a bela música e a história interessante complementam perfeitamente sua noite de outono e o ajudarão a relaxar após um dia difícil. Gostamos muito do jogo e recomendamos que você o experimente exatamente com a assinatura do Game Pass do Xbox. Jusant está disponível para PC, PS5 e Xbox Series XS.