Lesta conquista a certificação de excelente lugar para trabalhar pelo GPTW

por Marcos de Carvalho

Neste mês de abril, a Lesta Atendimentos, empresa especializada em atendimento de serviços no segmento financeiro com sede em Cachoeira do Campo, foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como um excelente local para se trabalhar. A certificação foi concedida pela consultoria global GPTW – Great Place To Work® e o processo para receber o selo ocorreu a partir da aplicação de uma pesquisa anônima com todos os colaboradores da empresa.

“O selo da GPTW é a prova de que uma cultura organizacional saudável e respeitosa é fundamental para o sucesso sustentável de uma empresa”, comemora o CEO da Lesta, Ednei de Paula. O certificado GPTW surgiu em 1980, pelo jornalista Robert Levering, e o selo de certificação é um dos mais importantes reconhecimentos na área de gestão de pessoas e o primeiro degrau para concorrer aos rankings das melhores empresas para se trabalhar, dependendo das regiões e áreas de atuação das empresas. 

Grandes empresas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo possuem esse certificado. Na região de Ouro Preto-MG apenas três empresas possuem essa certificação, sendo a Lesta a única instalada no distrito de Cachoeira do Campo.  A Lesta, pertence ao grupo Gerencianet, que conta também com as empresas Efí e Eva, iniciou suas atividades há três anos com sete colaboradores e hoje conta com mais de 60. A empresa pratica diariamente suas atividades baseadas em agilidade, atendimento humanizado, ética, confiança e trabalho em equipe, tendo como principal valor o cuidado com as pessoas, clientes e colaboradores. 

De acordo com um colaborador da empresa, “ser parte da Lesta Atendimentos é mais que um trabalho, é como estar em casa, em uma verdadeira família, onde a cultura do respeito, da amizade, do crescimento e da ajuda mútua é colocada em prática. Além disso, a empresa valoriza o esforço de cada um de seus colaboradores, independentemente da função executada” .Um dos diferenciais da empresa é o cuidado com seus colaboradores, desde lanches e mimos especiais até aqueles que transcendem o espaço corporativo, buscando auxiliar colaboradores que se encontram em situação de vulnerabilidade em sua vida pessoal. Segundo Cristiane, responsável por preparar os lanches, ” a empresa se preocupa em oferecer um ambiente saudável e confortável aos colaboradores e seus familiares” .

Outra ação importante que acontece na empresa, são os eventos de conscientização em prol da igualdade entre gêneros, raça e etnia. Do total de colaboradores, 86% são mulheres, e essas ocupam 83% dos cargos de liderança. No último mês de março, a empresa dedicou uma semana especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, proporcionando palestras, momentos de cinema e beleza para as colaboradoras.



Apesar de estar localizada em um distrito no interior de Minas Gerais, a Lesta Atendimentos é um exemplo de inovação tecnológica e de uma empresa que oferece um ambiente de trabalho saudável, respeitoso e acolhedor. A coordenadora de processos da empresa, Thaise Morais, destaca as oportunidades oferecidas para a comunidade local, “Temos orgulho em ter em nosso corpo colaborativo somente, moradores de Cachoeira do Campo. Sabemos que temos aqui excelentes profissionais, que buscaram uma formação acadêmica e que gostariam de conseguir uma boa oportunidade de trabalho sem precisar se mudar. Além disso, formamos nossas lideranças internamente, proporcionando assim, oportunidade de crescimento aos nossos colaboradores.” A Lesta Atendimentos é uma prova de que é possível construir um ambiente de trabalho saudável, respeitoso e acolhedor, onde o sucesso sustentável é resultado do trabalho em equipe e da valorização dos colaboradores. 

Leia também: