Menu

Ouro Preto contará com empresa para retirar terra dos taludes que caíram do Morro da Forca

Prefeitura busca uma empresa especializada para realizar o serviço.
10/02/2022 às 21:11
Tempo de leitura
2 min
Dois casarões foram totalmente destruídos - Foto: Peterson Bruschi
Dois casarões foram totalmente destruídos - Foto: Peterson Bruschi

A Secretaria de Obras de Ouro Preto vai contratar uma empresa especializada para retirar os taludes e as rochas que desmoronaram do Morro da Forca no dia 13 de janeiro, soterrando dois imóveis históricos da cidade. O local segue interditado para o trânsito e a obra visa liberar o acesso.

De acordo com a Secretaria de Obras, as empresas entregaram as propostas e o setor de compras da Prefeitura de Ouro Preto avalia qual é a de menor valor. A obra deve iniciar ainda em fevereiro e serão 45 dias de trabalho.

O primeiro passo, após a contratação da empresa, é fazer um monitoramento por satélite para gerar um laudo constatando que não há movimentação alguma no talude para, a partir disso, o geólogo dar a assinatura e nós executarmos a intervenção. Após ser constatado que não há movimentação nenhuma no talude, o geólogo do Município assina e inicia-se a intervenção.

Segundo o secretário de Obras de Ouro Preto, Antônio Simões, o material removido no Morro da Forca será utilizado numa compactação na avenida Lima Junior, conhecida como Volta do Vento, onde também houve desmoronamento. “Nós vamos retaludar o Morro da Forca, remover o material e fazer um aterro compactado e controlado na avenida Lima Junior. Assim, com uma obra, vamos liberar duas vias”. A empresa que fará todo esse serviço será contratada por um valor estimado em R$ 5 milhões.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto também ratificou que acompanhará as obras para salvar todos os artigos históricos que estão soterrados.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:19