UFV disponibiliza seus laboratórios para realizar testes do coronavírus

Publicado: última atualização em 0 comment

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) informou, nesta segunda-feira (23), que está à disposição do Governo de Minas Gerais no auxílio no combate ao coronavírus e disponibilizou quatro laboratórios especializados em pesquisas com vírus para a realização de testes do COVID-19.

Caso seja autorizada pelas autoridades competentes, a UFV poderá realizar cerca de 200 testes diariamente, com resultados divulgados em até dois dias.

Atualmente, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) é a única instituição autorizada para realizar os testes de coronavírus em Minas Gerais, porém a produção tem sido insuficiente para comportar o número crescente de casos suspeitos da doença. Por isso, a Funed procura autorização para que outros laboratórios possam realizar os testes.

Se for aprovada, a UFV poderá analisar as amostras de pacientes com suspeita do coronavírus no seguintes locais: Laboratório de Vírus, sob coordenação da professora Poliane Alfenas Zerbini (DMB); Laboratório de Ecologia e Evolução de Vírus, coordenado pelo professor Francisco Murilo Zerbini(DFP), Laboratório de Imunobiológicos e Virologia Animal, coordenado pelo professor Abelardo Silva Júnior (DVT) e Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva, no campus Rio Paranaíba, coordenado pelos professores Rubens Pasa, Karine Kavalco e Pedro Ivo Good God.

A realização dos testes não corre risco de contaminação na UFV, segundo a instituição, já que as coletas de materiais para exames são realizados por médicos e outros profissionais da área de saúde e que, antes de ser transportada, a amostra recebe uma solução que destrói o envelope de lipídeo, que inativa o vírus COVID-19.

A UFV diz que já levantou recursos para a realização dos testes e aguarda as orientações da Funed para comprar o material e mão de obra para a realização das coletas. Além disso, a instituição também informou que os laboratórios também têm estrutura para trabalhar questões relacionadas a dispersão e evolução do COVID-19 e que podem auxiliar nas medidas de contenção da epidemia.

Veja também: Sobe para 128 o número de casos confirmados de coronavírus em Minas Gerais

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS