A Gerdau, uma das principais produtoras de aço do Brasil, anunciou a abertura de aproximadamente 500 vagas de emprego em Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto (MG). As oportunidades fazem parte do novo projeto Itabiritos, voltado à mineração responsável, com previsão de início das operações até o fim de 2025.
Recentemente, o presidente da Gerdau, Gustavo Werneck, anunciou que Ouro Preto receberá o maior investimento da história da companhia, de cerca de R$ 3,5 bilhões.
As vagas já estão sendo disponibilizadas de forma escalonada, com preenchimento até dezembro deste ano. Os interessados devem realizar a inscrição e verificar os requisitos específicos de cada cargo no site oficial da Gerdau, criado exclusivamente para essa seleção: itabiritos.gerdau.com.br.
Funções disponíveis e perfil profissional buscado
As contratações incluem postos em diferentes áreas da companhia, com foco nas seguintes funções:

- Técnicos em mecânica, automação e manutenção industrial
- Analistas de contratos, logística e áreas administrativas
- Supervisores e coordenadores para setores operacionais
- Profissionais para apoio às atividades de infraestrutura da mina
Não há exigência de experiência em todos os cargos, e a empresa destaca que valoriza a diversidade e o desenvolvimento local. Segundo a Gerdau, serão priorizados candidatos das comunidades vizinhas ao projeto.
Além da remuneração, os contratados terão acesso a um pacote de benefícios, que inclui:
- Plano de saúde e plano odontológico
- Seguro de vida corporativo
- Previdência privada
- Alimentação fornecida na unidade
- Transporte fretado
Projeto Itabiritos busca referência em mineração responsável
As vagas fazem parte do projeto Itabiritos, que prevê a produção de 5,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, destinadas exclusivamente ao abastecimento interno da própria Gerdau. Com isso, a empresa busca aumentar a autossuficiência na produção de aço, especialmente na Usina de Ouro Branco.
Entre os diferenciais da operação está o uso do método de empilhamento a seco para o descarte de 100% dos rejeitos, eliminando a necessidade de barragens. O mineroduto de 13 km que ligará a mina à usina permitirá o transporte do minério sem o uso de caminhões, o que reduz impactos na BR-040 e diminui a emissão de poluentes.
Certificação internacional reforça padrão sustentável da mina
A Mina Miguel Burnier recebeu recentemente a certificação IRMA 50, concedida pela Iniciativa para Garantia de Mineração Responsável, após auditoria independente feita pela SCS Global Services. O selo atesta o cumprimento de critérios rigorosos nas áreas de meio ambiente, direitos humanos, saúde e segurança.
A operação da Gerdau passou a integrar um seleto grupo de 11 minas em todo o mundo que atingiram esse padrão. De acordo com o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, o projeto alia crescimento econômico a responsabilidade social e ambiental. “A nossa mineração é uma produção para consumo próprio e será fundamental para o crescimento da nossa capacidade, dos nossos produtos de aço”, afirmou.