Gerdau oferece cerca de 500 vagas em Ouro Preto para atuação em seu projeto de mineração responsável

Oportunidades são para áreas técnicas, administrativas, operacionais e de liderança na Mina de Miguel Burnier, previstas para serem preenchidas até dezembro

Gerdau oferece cerca de 500 vagas em Ouro Preto para atuação em seu projeto de mineração responsável

A Gerdau, uma das principais produtoras de aço do Brasil, anunciou a abertura de aproximadamente 500 vagas de emprego em Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto (MG). As oportunidades fazem parte do novo projeto Itabiritos, voltado à mineração responsável, com previsão de início das operações até o fim de 2025.

Recentemente, o presidente da Gerdau, Gustavo Werneck, anunciou que Ouro Preto receberá o maior investimento da história da companhia, de cerca de R$ 3,5 bilhões.

PUBLICIDADE

As vagas já estão sendo disponibilizadas de forma escalonada, com preenchimento até dezembro deste ano. Os interessados devem realizar a inscrição e verificar os requisitos específicos de cada cargo no site oficial da Gerdau, criado exclusivamente para essa seleção: itabiritos.gerdau.com.br.

Funções disponíveis e perfil profissional buscado

As contratações incluem postos em diferentes áreas da companhia, com foco nas seguintes funções:

  • Técnicos em mecânica, automação e manutenção industrial
  • Analistas de contratos, logística e áreas administrativas
  • Supervisores e coordenadores para setores operacionais
  • Profissionais para apoio às atividades de infraestrutura da mina

Não há exigência de experiência em todos os cargos, e a empresa destaca que valoriza a diversidade e o desenvolvimento local. Segundo a Gerdau, serão priorizados candidatos das comunidades vizinhas ao projeto.

Além da remuneração, os contratados terão acesso a um pacote de benefícios, que inclui:

  • Plano de saúde e plano odontológico
  • Seguro de vida corporativo
  • Previdência privada
  • Alimentação fornecida na unidade
  • Transporte fretado

Projeto Itabiritos busca referência em mineração responsável

As vagas fazem parte do projeto Itabiritos, que prevê a produção de 5,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, destinadas exclusivamente ao abastecimento interno da própria Gerdau. Com isso, a empresa busca aumentar a autossuficiência na produção de aço, especialmente na Usina de Ouro Branco.

Entre os diferenciais da operação está o uso do método de empilhamento a seco para o descarte de 100% dos rejeitos, eliminando a necessidade de barragens. O mineroduto de 13 km que ligará a mina à usina permitirá o transporte do minério sem o uso de caminhões, o que reduz impactos na BR-040 e diminui a emissão de poluentes.

Certificação internacional reforça padrão sustentável da mina

A Mina Miguel Burnier recebeu recentemente a certificação IRMA 50, concedida pela Iniciativa para Garantia de Mineração Responsável, após auditoria independente feita pela SCS Global Services. O selo atesta o cumprimento de critérios rigorosos nas áreas de meio ambiente, direitos humanos, saúde e segurança.

A operação da Gerdau passou a integrar um seleto grupo de 11 minas em todo o mundo que atingiram esse padrão. De acordo com o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, o projeto alia crescimento econômico a responsabilidade social e ambiental. “A nossa mineração é uma produção para consumo próprio e será fundamental para o crescimento da nossa capacidade, dos nossos produtos de aço”, afirmou.

COMENTÁRIOS

leia também:

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS