8 frutas típicas de várias regiões do mundo

Publicado: última atualização em 0 comment

As frutas são um alimento básico na dieta de muitas pessoas. Quais tipos específicos você come regularmente provavelmente depende de sua localização geográfica e acesso a mercearias.

O que é considerado uma fruta comum para quem vive no Sudeste Asiático ou na Índia pode parecer peculiar para quem vive na América do Norte ou do Sul, e vice-versa.

Bagas de Goji - 8 frutas típicas de várias regiões do mundo
Bagas de Goji

Se você deseja diversificar sua dieta experimentando frutas diferentes ou simplesmente curioso sobre os tipos de frutas encontrados em outras partes do mundo, este artigo é para você.

O site Healthline selecionou 8 frutas únicas e deliciosas de todo o mundo, algumas das quais você pode encontrar em sua mercearia local. Confira!

1. Durian

Durian
Durian

O Durian é nativo do Sudeste Asiático, crescendo em países como Indonésia, Tailândia, Malásia e Filipinas. Em algumas dessas regiões, é referido como o rei das frutas.

Tem uma casca espinhosa e espessa protegendo sua carne, que tem uma textura cremosa e sabor doce, levemente amargo. Pode crescer até 30 cm de comprimento e 15 cm de largura, mas mesmo assim, normalmente oferece apenas cerca de 2 xícaras (486 gramas) de carne comestível.

O durian maduro tem um aroma forte e reconhecível que algumas pessoas acham esmagador. Isso se deve à presença de compostos como ésteres, aldeídos e enxofres.

A carne do durian é altamente nutritiva, pois é uma rica fonte de fibras, vitamina C, potássio e vitaminas do complexo B. Também é embalado com compostos anti-inflamatórios e antioxidantes como quercetina, kaempferol e luteolina.

Dependendo de onde você mora, o durian pode ser difícil de encontrar. Nos Estados Unidos, você pode comprá-lo em lojas especializadas como a Whole Foods. Você pode desfrutar da carne do durian em pratos doces e salgados, como sopas, sorvetes, bolos ou até saladas.

2. Rambutão

Rambutão
Rambutão

Rambutãos são nativos de países do Sudeste Asiático, como Malásia e Indonésia, embora também sejam cultivados em outras partes do mundo, incluindo África e Havaí.

A carne do Rambutão tem um sabor doce e levemente azedo e textura de uva. Em termos de tamanho, a fruta se assemelha a um pequeno kiwi e esconde um pequeno caroço dentro. Sua pele é vermelha e coberta de espinhos chamados de spinterns.

Esta fruta contém vários nutrientes, incluindo vitamina C e manganês. Quando se trata de nutrição, lembre-se de que certas variedades, como o rambutão vendido em calda, podem ter alto teor de açúcar adicionado.

Rambutãos são fáceis de encontrar em certas áreas do mundo, como Malásia e Indonésia, mas podem ser extremamente difíceis de encontrar em outras. Eles são altamente perecíveis, então nos Estados Unidos, você só pode encontrá-los frescos ou enlatados em lojas especializadas.

Você pode apreciar a carne, mas evite comer a pele ou o caroço. É um ótimo lanche por si só, mas também funciona bem em sorvetes, saladas de frutas, pratos de queijo ou como uma adição tropical ao seu próximo smoothie ou tigela de café da manhã de iogurte.

+ 4 benefícios da goiaba para a saúde

3. Pitaia

Pitaia
Pitaia

A fruta-do-dragão é nativa do México, América Central e América do Sul, mas é cultivada em muitas partes do mundo, incluindo a Índia.

É um espetáculo para ser visto, com a pele externa rosa brilhante coberta de projeções verdes semelhantes a chifres. A carne é branca ou rosa e contém pequenas sementes pretas comestíveis. Tem um sabor doce suave e textura semelhante ao kiwi. A fruta é do tamanho de uma maçã grande.

As frutas do dragão são conhecidas por sua alta concentração de compostos antioxidantes, incluindo flavonóides e carotenóides. Além disso, a pesquisa sugere que as frutas do dragão podem ter efeitos antidiabéticos, embora sejam necessários mais estudos.

A fruta do dragão pode ser comprada em muitas áreas do mundo, incluindo os Estados Unidos. Algumas lojas especializadas os vendem frescos e congelados. Experimente desfrutar da fruta-do-dragão fresca em uma salada de frutas ou adicionar fruta do dragão congelada aos smoothies.

4. Nêspera

Nêspera
Nêspera

As nêsperas são o fruto da árvore Eriobotrya japonica e nativa do sudeste da China. Hoje, eles também são cultivados em muitas outras áreas do mundo, incluindo Japão, Brasil, Turquia, Itália, Índia, Paquistão, Israel e Espanha.

Essas frutas de 2,5 a 5 cm têm sabor doce, brilhante e cítrico e textura que varia de crocante a pêssego, dependendo do estágio de maturação. A pele também é comestível e varia em cor de amarelo a vermelho.

As nêsperas são uma rica fonte de carotenóides provitamina A, incluindo beta-caroteno. Os carotenóides funcionam como antioxidantes e alguns, como o beta-caroteno, podem ser convertidos em vitamina A pelo seu corpo. A vitamina A é necessária para a saúde imunológica, visão e muito mais.

Se você quiser experimentar nêsperas e elas não estiverem disponíveis em sua área, tente encomendá-las online. As nêsperas podem ser apreciadas frescas, grelhadas, cozidas em produtos assados, como tortas, ou feitas em geleia.

5. Lichia

Lichia
Lichia

Nativa do sul da China, a lichia é cultivada em muitas partes do mundo, incluindo Ásia, África, América Central e do Sul e Estados Unidos.

Eles são pequenos, variando de 0,75 a 1,3 polegadas (2 a 3,5 cm), e cobertos de pele vermelha e irregular que deve ser descascada antes de consumir a carne semi-translúcida e branca. A fruta da lichia apresenta uma textura semelhante à uva e sabor doce e floral.

Além de ser uma adição deliciosa à sua dieta, as lichias são uma boa fonte de vitamina C, e estudos sugerem que elas podem ter propriedades antioxidantes, antidiabéticas, protetoras do fígado e promotoras da saúde do coração.

No entanto, elas podem causar reações anafiláticas e inflamatórias em algumas pessoas, portanto, tome cuidado ao experimentá-los pela primeira vez.

Dependendo de onde você mora, as lichias podem estar prontamente disponíveis. Nos Estados Unidos, você pode encontrá-los em mercearias especializadas e mercados asiáticos. As lichias são melhor consumidas frescas e podem ser apreciadas sozinhas ou adicionadas a saladas de frutas.

6. Bagas de Goji

Bagas de Goji
Bagas de Goji

As bagas de goji são nativas da China. É também aqui que a maioria das bagas de goji do mundo são produzidas.

Eles são normalmente vendidos secos ou em pó. As bagas de goji secas têm uma textura mastigável e sabor doce e levemente azedo. As bagas têm uma cor laranja-avermelhada e são do tamanho de passas grandes.

Quer sejam secas ou frescas, as bagas de goji são ricas em fibras, vitamina C e carotenóides provitamina A. Eles também contêm minerais como selênio e magnésio.

Eles também são uma fonte concentrada de antioxidantes como polissacarídeos, carotenóides e compostos fenólicos. De forma promissora, pesquisas em humanos sugerem que comê-los pode melhorar as defesas antioxidantes e os níveis de gordura no sangue em algumas pessoas.

Porque eles são normalmente vendidos secos, você pode encontrar bagas de goji em muitas lojas de alimentos especializados, incluindo Whole Foods e outros mercados naturais. Eles são um lanche conveniente e se tornam uma adição popular às misturas de trilhas e outros salgadinhos.

7. Mangostão

Mangostão
Mangostão

O mangostão é uma fruta nativa de países do Sudeste Asiático, como Malásia, Tailândia e Indonésia. Hoje, é cultivada em muitas áreas tropicais ao redor do mundo.

Os mangostões são redondos e do tamanho de uma pequena laranja. Quando maduros, sua pele fica com uma cor roxa profunda. A parte comestível do mangostão é branca e dividida em segmentos. Tem um sabor doce e picante e uma textura suave e delicada.

Esta fruta saborosa é rica em muitos compostos benéficos, incluindo procianidinas, bem como xantonas como alfa e gama-mangostina. Esses compostos têm efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios e podem ajudar a proteger as células do seu corpo contra danos oxidativos.

A menos que você viva em uma área onde os mangostões são cultivados, pode ser difícil encontrar essas frutas tropicais localmente. No entanto, você pode comprá-los online. O mangostão pode ser consumido fresco ou usado para fazer sobremesas como sorvetes e pudim de tapioca tailandês.

8. Jaca

Jaca
Jaca

Acredita-se que a jaca seja nativa da Índia e da Malásia. Hoje em dia, é cultivado em muitas outras áreas do mundo, incluindo no Sudeste Asiático, África e América do Sul.

É considerada a maior fruta comestível do mundo. Na verdade, essas frutas podem crescer até 110 libras (50 kg). Eles são cobertos de pequenos picos e de cor verde a marrom-amarelada.

Quando maduros, têm sabor adocicado e textura macia. A jaca verde também é comestível e usada para fazer produtos salgados, como carne seca vegana ou outras alternativas de carne. Por exemplo, alguns produtos se assemelham a carne de porco desfiada na textura.

Esta fruta é rica em vários nutrientes, incluindo magnésio e potássio. Também é rico em poderosos antioxidantes como vitamina C e carotenóides.

Embora a jaca inteira e fresca seja mais difícil de encontrar, você pode encontrar vários produtos de jaca seca, como jaca seca ou jaca desfiada enlatada em lojas especializadas ou mesmo em supermercados, se eles tiverem uma seção de alimentos à base de plantas. Você também pode encomendar jaca inteira online.

Fonte: 9 frutas únicas de todo o mundo, por Healthline

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS