Menu

4 benefícios da goiaba para a saúde

A fruta tropical é incrivelmente rica em antioxidantes, vitamina C, potássio e fibras. 
23/01/2022 às 11:40
Tempo de leitura
4 min
Goiabas
Goiabas

As goiabas são árvores tropicais originárias da América Central. Seus frutos são de forma oval com casca verde-clara ou amarela e contêm sementes comestíveis. Além disso, as folhas de goiaba são usadas como chá de ervas e o extrato das folhas como suplemento.

A goiaba é incrivelmente rica em antioxidantes, vitamina C, potássio e fibras. Este notável teor de nutrientes dá-lhes muitos benefícios para a saúde.

Aqui estão 4 benefícios para a saúde baseados em evidências de frutas e folhas de goiaba, listados pela Healthline.

Pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue

Algumas evidências sugerem que a goiaba pode melhorar o controle do açúcar no sangue.

Vários estudos em tubo de ensaio e em animais descobriram que o extrato de folha de goiaba melhorou os níveis de açúcar no sangue, o controle de açúcar no sangue a longo prazo e a resistência à insulina .1Fonte confiável, 2Fonte confiável, 3Fonte confiável, 4Fonte confiável, 5Fonte confiável).

Esta é uma boa notícia para pessoas com diabetes ou em risco.

Alguns estudos envolvendo humanos também mostraram resultados impressionantes.

Um estudo em 19 pessoas observou que beber chá de folhas de goiaba reduziu os níveis de açúcar no sangue após uma refeição. Os efeitos duraram até duas horas.

Outro estudo em 20 pessoas com diabetes tipo 2 descobriu que beber chá de folha de goiaba reduziu os níveis de açúcar no sangue após uma refeição em mais de 10%.

Pode melhorar a saúde do coração

As goiabas podem ajudar a melhorar a saúde do coração de várias maneiras.

Muitos cientistas acreditam que os altos níveis de antioxidantes e vitaminas nas folhas de goiaba podem ajudar a proteger seu coração dos danos causados ​​pelos radicais livres.

Acredita-se que os níveis mais altos de potássio e fibra solúvel nas goiabas também contribuem para melhorar a saúde do coração.

Além disso, o extrato de folha de goiaba tem sido associado à pressão arterial mais baixa, à diminuição do colesterol LDL “ruim” e ao aumento do colesterol HDL “bom”.

Como a pressão alta e os altos níveis de colesterol LDL estão ligados a maiores riscos de doenças cardíacas e derrames, tomar extrato de folha de goiaba pode levar a benefícios valiosos.

Além disso, a fruta também pode trazer benefícios para a saúde do coração.

Um estudo de 12 semanas em 120 pessoas descobriu que comer goiaba madura antes das refeições causou uma diminuição geral na pressão arterial em 8 a 9 pontos, uma redução no colesterol total em 9,9% e um aumento no colesterol HDL “bom” em 8%.

Esse mesmo efeito foi observado em vários outros estudos.

Pode ajudar a aliviar os sintomas dolorosos da menstruação

Muitas mulheres experimentam dismenorreia – sintomas dolorosos da menstruação, como cólicas estomacais.

No entanto, existem algumas evidências de que o extrato de folha de goiaba pode reduzir a intensidade da dor das cólicas menstruais.

Um estudo em 197 mulheres que experimentaram sintomas dolorosos descobriu que tomar 6 mg de extrato de folha de goiaba diariamente resultou em redução da intensidade da dor. Parecia ser ainda mais poderoso do que alguns analgésicos.

O extrato de folha de goiaba também é pensado para ajudar a aliviar as cólicas uterinas.

Pode beneficiar seu sistema digestivo

As goiabas são uma excelente fonte de fibra dietética .

Portanto, comer mais goiabas pode ajudar nos movimentos intestinais saudáveis ​​e prevenir a constipação.

Apenas uma goiaba pode fornecer 12% da ingestão diária recomendada de fibras.

Além disso, o extrato de folha de goiaba pode beneficiar a saúde digestiva. Estudos sugerem que pode reduzir a intensidade e a duração da diarreia.

Vários estudos também mostraram que o extrato de folha de goiaba é antimicrobiano. Isso significa que pode neutralizar micróbios nocivos em seu intestino que podem causar diarreia.

Veja outras benefícios da goiaba

Saiba outros quatro benefícios da goiaba no artigo original da Healthline. De acordo com a publicação, a fruta pode ajudar na perda de peso e tem um efeito anticancerígeno.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:39