Com pouco de atraso, chegamos para comentar mais um mês repleto de lançamentos no rap nacional.
Mesmo em um período repleto de adversidades, o ritmo da cena brasileira não diminuiu e os MC’s seguem lançando bastante discos e clipes.
Porém, a maioria vem apostando na produção de pequenos EP’s ou mixtapes, que atendem a demanda do público e são mais fáceis de produzir.
Confira agora os principais lançamentos de discos no rap nacional, em maio: RAPadura: Universo do Canto Falado – Lançado dia 08/05 – 12 faixas – Feat: BaianaSystem
Universo do Canto Falado é o novo disco do RAPadura.
Com uma carreira conceituada e alguns momentos de bastante destaque, o artista ficou famoso por misturar o rap com batidas e elementos típicos da música nordestina.
Aqui, esse conceito é utilizado mais uma vez.
Como o próprio rapper descreve, o álbum busca fazer um paralelo entre o concreto e o imaginário nordestino, dando forma ao abstrato, que alcança grandes vôos.
Nessas 12 faixas que compõem a obra podemos ver todos as principais características de RAPadura, que além da mistura de gêneros, traz consigo o seu clássico speedflow e linhas afiadíssimas.
O único feat do disco é do grupo soteropolitano BaianaSystem, que dispensa apresentações.
Froid: Oxigênio (Corona Disco) – Lançado dia 22/05 – Dez faixas – Feats: Santzu, Rincon Sapiência, Clara Lima, Hot e Oreia e mais
Criativo e conceitual, Froid acaba de lançar o seu terceiro disco solo.
Intitulado Oxigênio (Corona Disco), este trabalho sucede Teoria do Ciclo da Água, lançado em 2018.
Produzida por ele mesmo, a obra traz dez faixas e um verdadeiro time de peso.
Vemos aqui, uma parceria inédita com o Rincon Sapiência e colaborações mais do que características, com artistas como Cynthia Luz, Sampa e Santzu, grandes parceiros do rapper em toda sua carreira.
Com linhas ácidas e versos que mais uma vez vão deixar os fãs com muitas dúvidas e questionamentos, o novo álbum do Froid dá continuidade ao trabalho que ele vem realizando desde 2017 em sua carreira.
Os feats dão um belo gás para a produção e faixas como Lupa Nova e Tio Phill se destacam bastante.
Pregador Luo: Nascido Das Luzes – Lançado dia 05/05 – 19 faixas – Feats: Seir de Castro, Adriel Cruz, Thiagão, Raquel Santiago e mais
Nascido Das Luzes é o mais novo disco do Pregador Luo.
Composto após o rapper superar um longo período de depressão, o álbum trata sobre a doença em grande parte de suas músicas.
A árdua batalha contra esse mal e o verdadeiro renascimento do artista são algumas das abordagens aqui.
Com quase 20 faixas e vários feats, esse é seu o primeiro trabalho inédito em um bom tempo.
Ícone gospel, Pregador conquistou muitos fãs com o jeito leve que trata a religião e sua fé, sem se desprender do estilo habitual do rap.
Luccas Carlos e Torres: Pra Quando Bater Saudade – Lançado dia 04/05 – Quatro faixas – Sem feats
Parceiros de longa data, Luccas Carlos e Torres acabam de realizar um sonho dos fãs e lançam o EP colaborativo Pra Quando Bater Saudade.
Inteiramente produzido por Doug Moda e Go Dassisti, esse trabalho é completamente voltado pro R&B e traz quatro faixas que vão fazer até quem tem coração de pedra chorar.
A sintonia entre os dois cantores é grande e isso já estava evidenciado desde a faixa Como Você Faz, integrante do EP 1 Milhão de Sonho$, lançado por Luccas em 2018.
Durante dois anos esta foi a única colaboração oficial dos dois.
Mc Igu: @ – Lançado dia 15/05 – Dez faixas – Feat: Yunk Vino
Com um nome fora do usual e apostando quase que inteiramente em músicas solo, Mc Igu acaba de lançar @, sua nova mixtape.
Com dez faixas, esse trabalho traz um único feat, que é o da sensação do trap, Yunk Vino.
A parceria entre os dois artistas era muito aguardada e deixou os fãs hypados para o seu lançamento.
Aqui, temos outra grande colaboração do rapper com o produtor Celo, que assina os beats de nove das dez faixas do projeto.
Outro beatmaker que colabora com a produção é Lotto, que trabalhou na faixa Morfina.
Produzida de forma mais simples e feita no homestudio de Igu, @ se aproxima bastante da musicalidade que o MC vem abordando em suas músicas mais recentes, mas com um ar que lembra os trabalhos seus trabalhos mais antigos, feitos de forma caseira e com menos recursos.
A mixtape é uma boa pedida para os fãs de trap.
Costa Gold: DMC By Costa Gold – Lançado dia 27/05 – Cinco faixas – Feats: Chayco, Kant, MC Don Juan, Xamã e MC Ryan SP
Investindo pesado no lançamento de singles, o Costa Gold resolveu lançar, durante a quarentena, um EP abordando a sua banca, a Damassaclan.
Muito popular alguns anos atrás, o coletivo nunca chegou a lançar de fato um grande projeto unindo todos os seus membros.
Em DMC By Costa Gold os fãs podem ter um pequeno gostinho disso.
Com nomes de peso do rap e do funk nos feats, esse novo trabalho do grupo paulistano também conta com uma grande produção.
André Nine, Nox e Pedro Lotto são alguns dos beatmakers que deixaram suas assinaturas aqui.
Este é o primeiro lançamento grande do Costa Gold desde o disco 300, lançado no fim de 2017.
Rich Braza: Sweet Cárcere – Lançado dia 22/05 – Quatro faixas – Sem feats
Destaque local, Rich Braza vem se destacando no R&B.
O artista marianense é um dos grandes fomentadores da cultura hip-hop na nossa região, sendo um dos responsáveis pela criação e realização da Batalha das Gerais, popular batalha de rimas que ocorre em Mariana.
Agora, ele vem com um grande lançamento, que é a mixtape Sweet Cárcere, lançada no finalzinho do mês passado.
Além de compor as quatro faixas, Rich também é o responsável pelos instrumentais do projeto, que foi gravado no Estúdio Capsula.
A obra já está disponível no YouTube e Spotify e é uma boa pedida para quem quer conhecer e escutar mais artistas locais.
Coruja BC1: Antes do Álbum – Lançado dia 13/05 – Sete faixas – Feats: Cazz e Késia Estácio
Trabalhando em um disco para o segundo semestre, Coruja BC1 resolveu soltar um aperitivo para os fãs ouvirem durante a quarentena.
Nomeado Antes do Álbum, esse EP traz sete faixas, sendo cinco inéditas e dois remixes.
Uma das letras já conhecidas do público é a de Modo F, música de maior sucesso da carreira do rapper e que surgiu de um remix de A Tale of 2 Citiez, track do disco 2014 Forest Hills Drive, do cantor americano J Cole.
A nova roupagem veio com beat do Skeeter, produtor que vem ganhando grande destaque nos últimos anos.
Além de Skeeter e do próprio Coruja, o projeto traz beats de Deryck Cabrera, Knela, Grou e Dj Will.
Qxó: Peruana – Lançado dia 15/05 – Seis faixas – Feats: Papatinho, Ferrugem, Sain e Luccas CarlosUm pouco fora dos grandes radares do rap, Qxó fez bastante sucesso alguns anos atrás, quando lançou o single Xish, marco da sua carreira solo, e quando integrante do Start Rap, grupo que integrava junto de Sain e Faruck.
Hoje, ele tenta retornar ao sucesso desse tempo com o lançamento do EP Peruana.
Até aqui, a faixa de maior repercussão do disco é justamente Piei Brotei, que conta com a participação do já mencionado Sain.
Esse feat trouxe aos fãs uma boa recordação.
Quem também participa do projeto é Papatinho, que assina a produção de todas faixas e os cantores Ferrugem e Luccas Carlos.
Para conferir mais listas de lançamentos como essa e outros textos e entrevistas com grandes nomes do rap nacional, fique de olho aqui na Rima em Prosa, a coluna sobre rap do Mais Minas.
Veja também: Confira os principais lançamentos de discos no rap nacional, em abril