PUBLICIDADE
Ad 11

Vale e Defesa Civil realizam testes de sirene de barragens nesta quarta-feira (19)

As barragens de Galego, da Mina Córrego do Meio, em Sabará, e Principal, da Mina Capanema, em Santa Bárbara, passarão por testes de sirene, nesta quarta-feira (19), realizados pela mineradora Vale, com apoio da Defesa Civil Estadual e municípios.

Segundo a Vale, o objetivo da ação “é assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro, em cumprimento à legislação vigente.

Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região”. 

Os testes serão iniciados a partir das 10h.

Antes do acionamento das sirenes, será emitida uma mensagem informando sobre o teste.

Depois do primeiro teste de acionamento, a Vale manterá uma rotina de testes mensais nessas barragens, que ocorrerá todo dia 19 de cada mês, sempre às 10 horas.

O som emitido será de música instrumental.

A barragem Galego está inativa e possui Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) vigente.

De acordo com a Vale, a barragem é monitorada permanentemente por câmeras de vídeo e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico, durante 24h.

O mesmo ocorre com a barragem Principal, em Santa Bárbara.

Confira a seguir a íntegra da nota da Vale sobre os testes de sirene que ocorrerão nesta quarta-feira:

Vale e Defesa Civil realizam teste de sirene de barragens em Sabará e Santa Bárbara nesta quarta

Atividade é preventiva e prevista nos planos de emergência de barragens

A Vale, com apoio das Defesas Civis Estadual e municipais, realiza amanhã (19/8), às 10 horas, o comissionamento (primeiro teste de acionamento) das sirenes da barragem Galego, da Mina Córrego do Meio, em Sabará, e da barragem Principal, da Mina Capanema, em Santa Bárbara.

A atividade é preventiva e faz parte da implementação do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

O objetivo é assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro, em cumprimento à legislação vigente.

Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região. 

PUBLICIDADE
Ad 14

Antes do acionamento das sirenes, será emitida uma mensagem informando sobre o teste.

Depois do comissionamento, a Vale manterá uma rotina de testes mensais nessas barragens, que ocorrerá todo dia 19 de cada mês, sempre às 10 horas.

O som emitido será de música instrumental.

Sabará e Santa Luzia

O alerta sonoro da barragem Galego, da Mina Córrego do Meio, em Sabará, poderá ser ouvido em parte da área industrial do município de Santa Luzia, dos bairros Córrego das Lajes e Borba Gato, da Vila Bom Destino e parte da Rodovia BR-381.

A barragem de rejeito Galego está inativa, possui Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) vigente e é acompanhada por equipe especializada, sendo também monitorada permanentemente por câmeras de vídeo e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico, durante 24h.

A Mina Córrego do Meio está paralisada desde 2006.

Santa Bárbara

O alerta sonoro da barragem Principal, da Mina Capanema, em Santa Bárbara, poderá ser ouvido em parte da área do Parque Serra do Gandarela e Vigário da Vara.

A barragem de sedimentos Principal está inativa, possui Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) vigente e é acompanhada por equipe especializada, sendo também monitorada permanentemente por câmeras de vídeo e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico, durante 24h.

A Mina Capanema está paralisada desde 2003.

Rotina de testes de sirene de barragens de mineração

Mina Córrego do MeioA partir de agosto, sempre no dia 19 de cada mês, às 10 horasMina CapanemaA partir de agosto, sempre no dia 19 de cada mês, às 10 horas

Ouro Preto

Na última quinta-feira (13), a Vale anunciou que iniciaria o processo de realocação de cerca de 75 famílias de Antônio Pereira e Vila Antônio Pereira, ambas localidades a 40 quilômetros da sede de Ouro Preto, seguindo estudos mais conservadores, que passaram a considerar hipótese de 100% do deslocamento de rejeitos em caso de ruptura da barragem Doutor, da Mina de Timbopeba, do Complexo Mariana.

Segundo a Vale, as família serão realocadas seguindo a orientação da Defesa Civil de Minas Gerais, respeitando protocolos de saúde e segurança recomendados durante a pandemia do COVID-19.

Veja aqui mais detalhes sobre a ação.